A notícia que pegou os telemaníacos de surpresa nesta sexta-feira, 30, foi o anúncio do acerto de Fausto Silva com a Band. O dono do Domingão do Faustão voltará à casa que o projetou a partir de 2022, informaram os colunistas Flavio Ricco, do R7, e Daniel Castro, do Notícias da TV. Ao R7, Fausto confirmou a informação, e disse que está tudo acertado. O contrato deve ser assinado na semana que vem.
Após o anúncio do fim do Domingão do Faustão, Fausto declarou que não pretendia se aposentar. E a Band sempre apareceu como um destino possível para o animador, sabido de sua notória amizade com os donos do canal, e o carinho que sempre demonstrou pela trajetória ali, quando fez sucesso com o Perdidos na Noite, clássico dos anos 1980 na TV brasileira. Sendo assim, o que realmente chama a atenção no anúncio é o fato de ele ter sido feito com tanta antecedência.
Afinal, Faustão baterá ponto na Globo ainda até dezembro, com a última temporada do Domingão do Faustão. O dominical planeja vários quadros especiais para marcar o fim da atração, como a Super Dança dos Famosos, que já está com chamadas no ar e deve reunir participantes marcantes de todas as temporadas do quadro. Ou seja, o público assistirá Fausto na Globo por oito meses, já sabendo que ele estará na Band no ano seguinte.
É uma situação atípica. Que remete ao acerto de Gugu Liberato com a Record, em 2009. Houve um acerto e um anúncio de contratação vários meses antes do fim do contrato do animador com o SBT. Com isso, a emissora de Silvio Santos optou por antecipar o fim do acordo, já que não viu sentido em manter Gugu no ar já com a “cabeça” em outro canal. Assim, a estreia de Gugu na nova emissora acabou antecipada.
Obviamente, isso não vai acontecer com Fausto Silva. A Globo já tem seus compromissos comerciais e terá que manter o Domingão do Faustão no ar até dezembro. Assim, a líder de audiência será, sem querer, uma grande vitrine para a estrela da concorrência. Situação complicada, hein?
E o que será que Fausto fará na Band? A imprensa diz que há duas opções: um novo dominical, ou um talk show diário. Embora o dominical pareça mais óbvio, considero estranho Fausto seguir fazendo em outro canal o que já fez por tanto tempo na Globo. Assim, seria interessante vê-lo em algo novo. Gosto da ideia do talk show diário, embora o dominical pareça ser mesmo o mais provável. Vamos ver o que acontece.
André Santana
11 Comentários
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Band sempre me pareceu uma emissora pronta pra decolar, mas parece que falta alguma coisa pra isso. Será que Faustão como carro-chefe da programação mudaria isso?
ExcluirVai ser uma baita novidade
ExcluirTomara que de sorte a maioria que vai pra band vai pra gaveta e sai do canal com poucos meses Zeca Camargo e Mariana Godoy que o digam
Por conta do apelo comercial e das boas relações que mantém no mei artístico, o Faustão tem tudo pra dar certo na Band. Claro, não repetirá o sucesso da Globo, mas acredito que terá um espaço bem-sucedido e comercialmente viável, o que pra Band é muito bom.
ExcluirAcho que na Band o Faustão dificilmente terá a mesma audiência do que ele tem na Globo! O Perdidos na Noite na Record pré-IURD em 1984-1985 e na Band de 1986 à 1988, fazia sucesso mas não era líder de audiência, ficava em terceiro lugar.
ResponderExcluirBandeirantes nunca liderou em audiência em quase nada; Fora de SP existe muita rejeição ao canal. Podem até arriscar o Faustão no domingo, mas penso ser mais interessante para a emissora, vê-lo ganhar de vez em quando na audiência na madrugada, com um talk show, do que colocá-lo fazendo a mesma coisa no domingo, ainda mais concorrendo com o futebol..
ExcluirA Globo ofereceu outro dia pra ele porém não aceitou sair do domingo e talvez ganhar menos
ExcluirSim, como eu disse acima, também acho que o Faustão terá uma audiência mais baixa na Band. Mas acredito no potencial dele, seja comercial, ou de oferecer bom entretenimento.
ExcluirEra o destino mais lógico para o Faustão mesmo, já que ele não quis se aposentar. Creio, porém, que não faz o menor sentido para ele concorrer com a Globo no domingo. Para a Bandeirantes pode até fazer, mas pra ele seria desnecessário repetir a fórmula; além disso, fazer o mesmo programa por 32 anos e depois ir para a Bandeirantes, sendo que não teria certamente o elenco da Globo à disposição para ir lá toda a semana poderia vir a se próximo de um fracasso. Um programa no estilo do Jô 11:30, sendo semanal ou diário, tem muito mais chance de fazer sucesso, até por ser uma certa novidade na TV de hoje.
ResponderExcluirPorém isso só mostra o canal andando em círculos novamente; tinham um talk show, acabaram do nada e agora podem voltar a ter; claro que o Faustão é muito mais popular do que os ex-CQC que colocaram por lá, mas mostra que a Bandeirantes é uma emissora que anda muito em círculos; além disso, se ele fizer um programa no domingo, tiraria espaço do esporte, que voltou a ocupar a programação dominical da emissora, o que não faria tanto sentido. De todo modo, foi uma contratação interessante.
Sobre a Globo, tudo indica que vão usar o futebol no horário, antes do Fantástico e revezar programas de temporada mais cedo, o que acho fazer sentido.
Dizem que amgeloca eBuck pegarao o horário
ExcluirConcordo, Alexandre! Acho que o Fausto tem um potencial imenso para fazer algo diferente. Ele é esperto, muito inteligente. Gostaria de vê-lo em algo novo. Mas a Band já deu a entender que ele vai pro domingo mesmo... Vamos ver.
Excluir