Since 1999 |
É sempre interessante lembrar da ocasião do lançamento do Mais Você. Em 1999, Ana Maria Braga era a estrela máxima e absoluta da Record, mas pediu demissão da emissora por conta de insatisfações pessoais. Solta no mercado, Ana entrou na mira de emissoras como SBT e até RedeTV (que mal existia), mas fechou justamente com a mais improvável naquela ocasião: a Globo. Naquela época, figuras populares como Ana Maria pareciam não se enquadrar na programação meio elitista e um tanto gélida da Globo.
Mas Ana Maria Braga apenas puxou a fila de uma série de contratações, orquestradas pela então toda-poderosa da Globo, Marluce Dias da Silva, justamente no intuito de tornar a grade da Globo mais popular. Logo após a contratação de Ana, assinaram com a Globo Serginho Groisman e Jô Soares, do SBT; Luciano Huck, da Band; e Cazé Peçanha, da MTV. Todos eles peças importantes de suas emissoras de origem, o que deixou claro que a estratégia da Globo era, também, enfraquecer a concorrência.
Só que a Globo demorou para aprender a ser popular. Mais Você estreou em 18 de outubro de 1999, na faixa da tarde, como uma versão gourmetizada do Note e Anote, atração anterior de Ana Maria. Além da indefectível culinária, o Mais Você estreou com um time de colaboradores na área de saúde, beleza, moda e comportamento, formando uma espécie de revista eletrônica feminina que buscava uma certa sofisticação. Que não combinava em nada com Ana Maria, apresentadora que se fez popular justamente por falar francamente à dona de casa. Este descompasso fez com que o Mais Você enfrentasse severas críticas, crise de audiência e até um desabafo ao vivo da apresentadora, que revelou não estar à vontade na nova casa. A baixa audiência fez com que, em agosto de 2000, Mais Você mudasse de horário e passasse a ocupar a faixa das 11 horas da manhã. Não deu certo e o programa saiu do ar em dezembro daquele ano.
Mas a emissora não desistiu fácil do Mais Você. Em abril de 2001, o programa voltou ao ar, na faixa das 8 da manhã e reformulado. Sob a batuta de Marlene Mattos, a atração conseguiu adotar uma linguagem mais popular, tornando-se mais solto e menos engessado. Assim, aos trancos e barrancos, foi entrando na linha. Porém, as oscilações na audiência fizeram com que o Mais Você enfrentasse novas mudanças, tanto em seu horário quanto em conteúdo. Para ficar mais perto dos artistas das novelas da Globo, o programa deixou os estúdios de São Paulo e passou a ser realizado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Além disso, passou a apostar em reality shows.
Recapitulando toda esta trajetória, fica bem claro que o Mais Você se tornou um programa vitorioso justamente pelos perrengues pelos quais passou. A emissora nunca jogou a toalha, promovendo mudanças e não deixando a atração ficar numa zona de conforto. A constante inquietação obrigou o matinal a mudar e se renovar, e isso foi fundamental para que o programa chegasse aos 20 anos em plena forma. E o mais interessante é que o Mais Você mudou sem perder a essência. Ele continua apoiado nos mesmos pilares desde a estreia, mas a maneira de transmitir este conteúdo mudou. Mais Você acompanhou as transformações da TV, adaptando-se às realidades que se apresentaram com o tempo.
E este mérito não é apenas de sua equipe competente. É mérito também de Ana Maria Braga, que tem um talento acima da média na condução de um programa popular, no melhor sentido da palavra. Ana conseguiu se “desengessar” com o tempo, ficando à vontade em sua casa e falando diretamente ao seu público. Ela passa verdade a quem a assiste, e criou uma relação de afeto com a audiência. Além disso, soube manter a vitalidade e a energia diante das câmeras, como se estivesse sempre num constante recomeço. E, claro, a parceria vitoriosa com Louro José. Não é qualquer um que consegue fazer o público se esquecer de que o personagem é apenas um boneco de espuma. A inteligência de seu intérprete, Tom Veiga, somado à interação natural de Ana Maria, faz a dupla funcionar.
Por essas e outras, Mais Você, ainda, um dos mais importantes programas de entretenimento da Globo, e da televisão brasileira. Reverenciar esta história de 20 anos é fazer jus a um trabalho que venceu pela insistência, pelo talento e pela competência das pessoas envolvidas.
André Santana
10 Comentários
Assisti ao programa de segunda, com a final dos Super chefinhos e o de sexta, aniversario do programa. Como o proprio Fausto disse, a Ana eh a ultima representante daquela geracao que tinha a Hebe, o proprio Fausto, Raul Gil. Assisti esses dias no YouTube um pedaco do programa Ana Maria Braga , na Record, que ela recebe Dercy Goncalves.Eh a sua personalidade e o modo que ela sabe encarar o ao vivo que faz dela, uma das maiores apresentadoras desse pais. Que pena que ela nao conseguiu seu programa noturno na Globo mas o Mais Voce, com muita garra e persistencia, soube se moldar mesmo com o inicio nao agradavel, e sempre se reinventa, e como diz o nosso Andre, sem perder a essencia
ResponderExcluirÉ isso mesmo, Daniel! A Ana é de verdade, e é isso que faz o sucesso dela! Sou fã e grande admirador dela desde criança.
ExcluirOlá, tudo bem? Estou na correria... Enfim... Eu ainda identifico mais a Ana Maria Braga na Record mesmo. Era telespectador assíduo do Note e Anote...Parabéns, Ana e Louro! Caso arrume um tempo, assistirei ao especial e comentarei no blog. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirLembro que era muito bom mesmo sendo muito longo o que e difícil,outros tempos aliás tinha menos jornalismo poicisl na Record a tarde ..e bonfurm a substituiu a altura la ...Pôr em Globo na a ibteraxsp com os artistas globais e cantores ..Isso foi um ponto positivo na Nova casa..não esqueci do dia que a Xuxa foi lá cozinhar e as duas tacaram bolo uma na cara da outra numa naturalidade rara na Globo
ExcluirEu também era espectador do Note e Anote. Almoçava na sala, depois da escola, assistindo a primeira hora do programa, quando a Ana e o Louro faziam a disputa de pegadinhas. Bons tempos...
ExcluirEu gostava das pegadinhas do início do mais você ...Ana Maria fez muito bem a Globo na minha opinião...e uma das naturais ali
ResponderExcluirSim, Miguel, as pegadinhas começaram na Record e permaneceram na Globo, nos primeiros anos do Mais Você. Eu também amava a disputa entre o Louro e a Loura.
ExcluirLembro da Ana dos tempos de Note e Anote, na Record, de um game de perguntas e respostas que ela fazia com o Louro José, que até chegou a fazer na Globo também, mas por pouco tempo. Ouso dizer que o Mais Você consegue ser melhor que o Encontro com Fátima Bernardes. Vida longa ao Mais Você.
ResponderExcluirMister Ed, concordo super com você! Mais Você é o melhor matinal da Globo! Aliás, o melhor matinal da TV brasileira! E eu também era grande fã da disputa de pegadinhas, assistia todo dia! Tenho até VHS's gravados, mas não tenho videocassete para revê-los, hahaha!
ExcluirPois é, João, os anos passam depressa. Não comentei no texto, mas vale destacar a importância de Boninho no Mais Você. Depois da saída da Marlene Mattos, foi ele quem achou um rumo pro matinal. Ana Maria Braga é rainha! Grande estrela da TV, merecidamente!
ResponderExcluir