Foto: reprodução TV Globo (O Globo) |
Nesta semana, a Band enviou um comunicado à imprensa confirmando a estreia de Fausto Silva em sua programação em janeiro de 2022. É a primeira vez que a Band se pronuncia sobre o assunto, tendo em vista que, no primeiro comunicado enviado, meses atrás, o canal tratou do assunto sempre na condicional. Desta vez, é fato: Faustão é da Band.
Com isso, a emissora não apenas confirma a contratação já tão falada nos últimos tempos, como também explica que não há a possibilidade de a estreia ser antecipada para este ano. A Band também avisa que o novo programa será gravado nos próprios estúdios da emissora, e não num teatro alugado como chegaram a cogitar.
Mas a principal novidade da vez sobre este assunto foi dado por Flavio Ricco, colunista do R7. Segundo Ricco, a ideia da Band é que o novo programa de Fausto seja exibido de segunda a sexta-feira, das 20h30 às 22h. Ou seja, a princípio, Faustão não ocupará mais o dia que consagrou na Globo. E, de quebra, terá a missão de revitalizar o horário nobre do canal, refém do Show da Fé há quase 20 anos.
Vale lembrar que não é de hoje que a Band busca um produto capaz de substituir o Show da Fé. Ainda na década de 2000, a emissora chegou a anunciar a exibição da novela portuguesa Morangos com Açúcar no horário, mas logo desistiu e estreou a novela na faixa da tarde. Anos depois, em 2009, o canal se associou a uma produtora de Roberto Justus para a produção de um talk show que seria apresentado por Milton Neves neste mesmo horário. Mas acabou desistindo do projeto, que se chamaria Melhor da Noite.
Isso acontece porque a direção da Band entende que uma emissora forte que se preze não deve exibir programas religiosos de horário comprado em um horário tão importante. No entanto, o dinheiro que entra com o aluguel da faixa sempre foi importante para que o canal fechasse as contas. É arriscado abrir mão de um produto com retorno financeiro certo para apostar numa produção própria que pode não alcançar grande desempenho comercial.
Porém, valendo-se da inegável força comercial de Faustão, existe uma possibilidade real. Mas o Notícias da TV informou que, no momento, a Band tenta convencer R. R. Soares a ficar com a madrugada, cedendo a faixa das 20h30 para Fausto. E a mesma matéria diz que, caso as negociações neste sentido não avancem, o Show da Fé tem chances de ficar onde está. E, neste caso, Fausto teria um programa aos domingos, e um outro durante a semana (mais tarde).
Independentemente do que venha a acontecer, a ideia de tirar Fausto do domingo sempre pareceu boa. Afinal, o animador está há 30 anos fazendo a mesma coisa neste dia. O Domingão do Faustão já tem uma história encerrada. E Fausto é um cara inteligente, que tem vários atributos e, por isso, seria muito legal vê-lo fazendo algo diferente. Vamos ver o que acontece.
André Santana
29/07/2021
5 Comentários
Oi André
ResponderExcluirO Faustão todo o dia não parece uma ideia ruim, o problema é ter conteúdo interesse pra apresentar de segunda a sexta...maior exemplo é o Ratinho que antena tinha uma boa vice liderança mas agora perdeu as forças.
Um programa semanal seria uma opção mais segura.
Duvido rr Soares deixar o horário nobre ...e a novela Nazaré? Vai cancelar ou mudar de horário?
Excluir32 anos André, já que o Domingão do Faustão ficou no ar por 32 longos anos nos domingos da Globo, de 1989 à 2021! Enquanto que o RR Soares faz a Band tracar no horário nobre, quem sabe o já ex-global de peso Faustão, não faça a Band ficar pelo menos em quarto lugar de audiência como habitualmente fica (assim como a Globo habitualmente é a primeirona e SBT e Record se matam pelo segundo lugar).
ResponderExcluirNão acho ruim a ideia do Faustão todo o dia, fora do domingo, já tinha até dito aqui, o cara deve já estar um pouco enfastiado de fazer a mesma coisa a mais de 30 anos; acho a ideia da Bandeirantes de tentar fortalecer o horário das 20:30 interessante, mas duvido até ao último momento que o R.R.Soares vá sair dessa faixa...já prometeram tanto (e nada aconteceu) que prefiro esperar...
ResponderExcluirE também temos de lembrar que, em termos de audiência, o Faustão dificilmente terá o mesmo sucesso concorrendo com a faixa de maior visibilidade e tradição da Globo. Eu tentaria colocá-lo em um horário mais tardio, talvez em um talk show nem sendo todos os dias da semana mas, como disse antes, é uma ideia interessante, ainda que, para que dê frutos, seja necessário ter paciência. Terão? Não é muito a cara da emissora...
Você não acha engraçada essa "redenção" do Faustão, assim como tem acontecido com o Galvão Bueno, nas redes sociais? Parece que no início, a moda de xingá-los foi tão exagerada que as pessoas, com o passar do tempo, admitiram que, goste-se ou não deles, são duas pessoas muito representativas na nossa TV, e que todo aquele "hate" (linguagem da internet) do início dos anos 2000 era bem acima do necessário...
Faustão todo dia? Nooossa, quem aguenta?
ResponderExcluirAh, tem gosto pra tudo.