Zé Carioca no Disney Club (reprodução) |
Um dos programas infantis mais importantes da televisão brasileira do final da década de 1990, o Disney Club, do SBT, até hoje povoa o imaginário de quem foi criança naquela época. A TV Cruj, que “invadia” o sinal da emissora de Silvio Santos todo final de tarde e exibia produções da Disney, se tornou um ícone desta geração.
Entretanto, poucos se lembram que, antes do SBT, Disney Club também foi um programa da Globo. A emissora carioca firmou um contrato com a empresa de Mickey Mouse para a exibição de desenhos animados do estúdio em sua programação. E desta parceria nascia o primeiro Disney Club, que estreou em maio de 1993 no canal da família Marinho.
O primeiro Disney Club era, na verdade, uma faixa de desenhos animados exibida nas manhãs de domingo. A atração trazia algumas das mais recentes séries de animação da Disney daquela época, como TaleSpin e Tico e Teco e os Defensores da Lei. Esta primeira versão do Disney Club ficou no ar entre 1993 e 1995.
Continua depois da publicidade
No ano seguinte, o Disney Club ganhou uma segunda versão na Globo. Desta vez, o título foi utilizado num quadro dentro da TV Colosso, que tinha a apresentação de Zé Carioca. O personagem brasileiro da Disney, representado por um fantoche, apresentava a atração, que tinha o formato de um talk show.
Diariamente, Zé Carioca recebia convidados para entrevistas. O papagaio também dava dicas culturais e trazia informações sobre a Disney, seus personagens e parques temáticos. E, claro, exibia desenhos animados, como As Aventuras de Mickey e Donald. A segunda versão do Disney Club ficou no ar ao longo de 1996.
Foi apenas no ano seguinte, 1997, que a Disney fechou com o SBT para a produção do “novo” Disney Club. Desta vez, o estúdio estadunidense veio com uma ideia mais pretensiosa, tendo Cao Hamburger à frente da nova produção. Cao, que havia acabado de emplacar Castelo Rá-Tim-Bum na TV Cultura, criou, com a roterista Claudia Dalla Verde, o novo conceito do programa, que seria uma TV pirata.
Continua depois da publicidade
Surgia então a TV Cruj, a televisão pirata do Comitê Revolucionário Ultrajovem, que invadia o sinal do SBT todo final de tarde. Inicialmente, o Cruj era formado por Caju (Diego Ramiro), Chiclé (Leonardo Monteiro) e Macaco (Caíque Benigno); posteriormente, juntou-se a eles Maluca (Jussara Marques).
O quarteto reivindicava os direitos das crianças, ou melhor, dos “ultrajovens”, trazendo para as telas conflitos típicos da infância e pré-adolescência. Entre uma reivindicação e outra, os apresentadores exibiam desenhos da Disney. Timão e Pumba, A Turma do Pateta, TV Quack Pack, Superpatos e Bonkers foram algumas das várias animações da Disney exibidas pela atração.
Esta versão, a mais famosa do Disney Club, foi encerrada no dia 19 de janeiro de 2001. Mas o programa retornou em abril do mesmo ano, desta vez nas manhãs de sábado, e com novo nome: Disney Cruj. A nova fase teve episódios inéditos exibidos até o final de 2002; no ano seguinte, ficou no ar com reprises, até ser cancelado de vez.
Relembre a primeira abertura do Disney Club na Globo:
André Santana
13/08/2024
4 Comentários
Eu me lembro dessa versão do Disney Club com o Zé Carioca. E adorava! Era a minha parte preferida da TV Colosso!
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Disney Club na TV Globo? Não lembro.... Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo Natal! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirEu lembro das 3 versões do Disney Club as duas primeiras na Globo a de 1993 no começo das tardes de domingo que antecedia um programa da Xuxa que não fez muito sucesso (na sequência vinha o Faustão), lembro também do Disney Club quadro da TV Colosso com o Zé Carioca que era um talk-show infantil e também exibia desenhos da Disney e é claro o Disney Club do SBT que ficou no ar de Abril de 1997 à Janeiro de 2001 e foi um dos programas infantis que marcaram a minha infância (como Xuxa, Angélica, Eliana, Mara Maravilha, TV Colosso, os infantis da TV Cultura, entre outros) e era uma alternativa a atrações do público adulto exibidas naquele horário como as novelas das 6 e das 7 da Globo, o policialesco Cidade Alerta da Record mas tinha como concorrentes diretos os animes da Manchete e os infantis da TV Cultura! Entre 1997 e 2000 o SBT fazia a alegria da criançada do horário nobre com Disney Club e a novela infantil Chiquititas.
ResponderExcluirEu fugia das novelas qdo chegava da escola pra ver a TV Cruj e acabava vendo chiquittita...fugis de uma novela e caia em outra bons tempos...era nossa high school música.. alias olha só Brasil pioneiro com musicais teen..chocado
Excluir