Cena da série animada da Turma da Mônica (reprodução) |
Mesmo com o fraco desempenho do Bom Dia & Cia Férias no Ibope, o SBT ainda se mostra disposto a apostar no público infantil. Tanto que a emissora de Silvio Santos anunciou a compra de um pacote de animações da Turma da Mônica, que passa a fazer parte da programação da faixa diária de desenhos.
Atualmente, os desenhos da Turma da Mônica fazem parte da programação da TV Cultura e do Cartoon Network, além de estarem disponíveis em plataformas de streaming. Porém, a chegada da criação de Mauricio de Sousa à programação do SBT representa a volta da animação a uma TV comercial. Os desenhos da turminha, vale lembrar, debutaram na televisão em 1999, na programação da Globo. Recentemente, este jornalista resgatou essa história para o portal TV História.
Na época, o contrato envolvendo a Globo e a Mauricio de Sousa Produções era ambicioso. O acordo previa não apenas a exibição de animações, mas também um programa solo totalmente protagonizado por Mônica, Cebolinha, Cascão e cia. A ideia foi cozinhada por anos, mas nunca saiu do papel.
Os personagens das HQ’s estrearam na Globo em uma série animada com episódios de um minuto. Turma da Mônica e Chico Bento foram lançados dentro do Angel Mix, infantil de Angélica, em meados de 1999. Ao mesmo tempo, um programa solo da turminha era desenvolvido nos bastidores da Globo. A ideia era lançá-lo em 2000, dentro do projeto Globinho, uma faixa que abrigaria vários programas brasileiros de meia hora ao longo das manhãs da Globo. O projeto acabou passando por mudanças e se tornou o Bambuluá com Angélica.
Em janeiro de 2000, Mauricio de Sousa falou ao jornal O Globo sobre o programa.
“Passamos meses até achar o desenho correto. Depois que a equipe da Globo e a minha se juntaram, o projeto começou a ter o espírito, o jeitão dos personagens”, declarou o cartunista.. “O programa tem de marcar época”, cravou.
Programa de variedades
Turma do Penadinho, quadro com fantoches exibido no programa Bambuluá (reprodução) |
A ideia do programa da Turma da Mônica era mesclar quadros de animação, atores de carne e osso, fantoches e bonecos animatrônicos. Os personagens principais seriam representados por atores utilizando máscaras com a tecnologia animatrônica, parecido com os bonecos da TV Colosso e do Sítio do Picapau Amarelo, por exemplo.
“As máscaras têm elementos movidos por controle remoto, o que permitirá que pela primeira vez os personagens da turma apareçam mexendo a boca, algo fundamental no vídeo”, explicou Mauricio.
Mas, em outubro de 2000, o programa Bambuluá entrou no ar. E o tal programa da Turma da Mônica não estreou. O que estreou na época foi um pequeno quadro chamado Turma da Mônica na TV, que reunia novos episódios da série animada e os segmentos Turma do Penadinho, com fantoches, e Jotalhão Campeão, com um ator fantasiado vivendo o famoso elefante verde.
A ideia era que, aos poucos, Turma da Mônica na TV fosse ampliado até virar o prometido novo programa. Mas isso não aconteceu. Pelo contrário. Após poucos meses no ar, o quadro simplesmente sumiu da programação da TV Globinho, segmento do Bambuluá responsável por exibir os desenhos e as séries.
Em outubro de 2001, o jornalista Daniel Castro noticiava, na Folha de S. Paulo, que havia um descompasso entre a Globo e Mauricio de Sousa, o que atravancou o novo programa. De acordo com Castro, o cartunista negociava com a emissora a hipótese de ele mesmo assumir a produção da atração, que, até então, estava sendo desenvolvida pela própria Globo.
“Não sei qual vai ser o resultado [dessa negociação], mas o programa entra no ar no ano que vem de qualquer jeito”, explicou o pai da Mônica.
Não vingou
Atores de Turma da Mônica - A Série (divulgação/Globoplay) |
Meses depois, em janeiro de 2002, o jornal O Estado de S. Paulo noticiou que Mauricio começava a trabalhar no programa por conta própria.
“Não posso mais esperar. Após muitos desencontros na produção em parceria com a Globo, acertei há um mês com a emissora que tocaria essa história do programa por conta própria”, explicou Sousa. “O novo projeto é de uma atração voltada para crianças em idade pré-escolar, ligada a alfabetização, noções de higiene, saúde, comportamento, ecologia, tudo isso, ensinado de uma maneira divertida pela Turma da Mônica”, revelou.
Entretanto, o programa acabou não saindo do papel. Mauricio de Sousa deixou a Globo e tentou levar sua ideia para outros canais, como a TV Cultura, mas as negociações não avançaram. O cartunista, então, passou a focar na animação da turminha, lançando novas séries animadas em parceria com o Cartoon Network. Anos depois, ele voltou a fechar com a Globo, que passou a exibir os episódios dos desenhos nas manhãs de sábado.
Depois disso, os desenhos da Mônica ficaram fora da TV aberta até 2017, quando a TV Cultura passou a exibi-los. Mas os personagens de Mauricio voltaram a dar as caras na Globo no ano passado com a exibição de Turma da Mônica - A Série, produção do Globoplay baseada no filme live-action lançado nos cinemas.
André Santana
10/07/2023
1 Comentários
Olá, tudo bem? O SBT precisará olhar para frente e não olhar para trás, como faz agora com Boa Dia e Cia. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir