Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

"Dona Beja" vem aí!

CLIPPING TV - por André Santana

A atriz Grazi Massafera
Grazi Massafera será a protagonista de Dona Beja (reprodução)

Confesso que estou com dificuldades para me adaptar ao título Dona Beja, como será chamado o remake da clássica novela da TV Manchete que deve ser lançado no ano que vem, pela HBO Max. No entanto, o autor Daniel Berlinsky, que assina a nova versão, optou por manter o nome da personagem como aparece nas obras literárias sobre sua vida, Beja, sem “i”. A grafia Dona Beija foi uma opção da Manchete.

Mas, independentemente de ser Beija ou Beja, fato é que a novela finalmente vem aí. Passaram-se mais de dois anos desde que a produtora Floresta anunciou a compra sobre os direitos do texto e sua produção. De lá para cá, a empresa firmou parceria com a HBO Max, fazendo com que Dona Beja se tornasse um dos projetos de novelas que o streaming da Warner planeja desde seu lançamento no Brasil.

A pandemia e a fusão da Warner com a Discovery atrasaram a produção, mas, ao que tudo indica, agora a coisa vai! Tanto que o site F5, da Folha de S. Paulo, noticiou que o elenco principal da trama já está praticamente fechado. Caberá à Grazi Massafera o papel-título, enquanto Deborah Evelyn, Isabela Garcia, Otávio Muller, David Junior e Kelzy Ecard assumem outros dos personagens centrais. Lucia Veríssimo, Thalma de Freitas, Othon Bastos, Erika Januza, Roberto Bomtempo, Carol Abras e Bukassa Kabengele são outros nomes confirmados.

Até mesmo Maitê Proença, a Beija, negocia uma participação. Vai ser interessante vê-la frente a frente com a Beja de Grazi Massafera. Ou seja, o que não faltam são grandes nomes que vão ajudar a dar visibilidade à trama da HBO Max. Confesso que estou ansioso e otimista! Vamos aguardar.

Vale lembrar que, além de Dona Beja, a HBO Max também trabalha a todo vapor em Beleza Fatal, que também faz parte do seu projeto de novelas. A trama de Raphael Montes também conta com um elenco estrelado, com nomes como Camila Queiroz, Camila Pitanga, Murilo Rosa, Herson Capri, Giovanna Antonelli, Caio Blat e Marcelo Serrado. Demorou, mas as prometidas novelas do streaming finalmente estão se tornando uma realidade.

Novela por todo lado

Além da HBO Max, o Globoplay também está levando a sério seu projeto de novelas. Após o sucesso de Todas as Flores, a plataforma agora aposta suas fichas em Guerreiros do Sol, que deve estrear no ano que vem. Outra produção engatilhada é uma nova novela de Manuela Dias, a autora de Amor de Mãe (2019). Muito bom!

Meio série, meio novela

As novelas da HBO Max e do Globoplay tendem a ser mais curtas que as obras da TV. Beleza Fatal, por exemplo, terá 40 episódios. Guerreiros do Sol também será em torno desta faixa. Já a Netflix promete um melodrama ainda menor com sua Pedaço de Mim, de Angela Chaves, que será estrelada por Juliana Paes e Vladimir Brichta. Por isso mesmo, a plataforma evita o termo “novela”, mesmo a trama prometendo reunir todos os ingredientes de um folhetim. Particularmente, acho que tudo é novela, afinal, não existe um número X de capítulos que defina uma novela. Tanto que as primeiras novelas da TV brasileira tinham pouquíssimos episódios e já eram chamadas de novelas…

Tanto faz

E quer saber? Pode chamar do que preferir! Se forem boas, assistiremos todas com prazer, pode chamar de série, minissérie, novela, melodrama, “telessérie”, rei, carinho, coração ou loteria!

Esperança

Falando sobre novelas, é fato que o gênero anda com dificuldades em se renovar. Vai na Fé foi uma exceção na Globo, já que Amor Perfeito é uma novela morna, e Terra e Paixão só faz cair ladeira abaixo (em termos de qualidade, já que a audiência até está subindo). Enquanto isso, SBT e Record já não colhem os mesmos frutos de antes com sua dramaturgia nichada - infantil e religiosa, respectivamente. Sendo assim, a movimentação no streaming no gênero pode dar uma sacudida interessante no formato e trazer coisas novas. O público noveleiro está carente de uma novela boa de verdade!

SBT ou Record? 1

De acordo com o site TV Pop, o SBT comprou a série bíblica The Chosen - Os Escolhidos, para exibir no horário nobre, assim que chegar ao fim a reprise de Cúmplices de um Resgate. Segundo a publicação, a ideia do SBT seria exibir a produção após o SBT Brasil, empurrando A Infância de Romeu e Julieta para a faixa das 21h30 (mas pode me chamar de 22h). Mas a emissora negou que os planos sejam esses.

SBT ou Record? 2

Nada contra série bíblica, mas o SBT, vivendo a pior crise de audiência de sua história, vai resolver imitar a Record a esta altura do campeonato? Sendo que nem na Record essas produções têm sido um estouro? Acho ótima a ideia de a emissora buscar um produto inédito para acabar de vez com essa faixa de reprise de novelas infantis no horário nobre, mas… desse jeito? Fora que empurrar novela infantil pro horário das dez da noite me parece uma péssima ideia. Romeu e Julieta já vai mal no atual horário, imagina mais tarde! Será que Daniela Beyruti não aprendeu nada com os erros do pai?

Poderosas

Angélica, Xuxa e Eliana no Criança Esperança
Angélica, Xuxa e Eliana no Criança Esperança (Victor Chapetta/AgNews)

A reunião de Xuxa, Angélica e Eliana no Criança Esperança deu tão certo que já correm comentários de que a Globo estaria pensando numa produção para reunir as três, tipo um Saia Justa das ex-apresentadoras infantis. Se rolasse, seria um programa para o GNT. Por enquanto, esses rumores parecem mais fruto do “oba-oba” que se instalou com o encontro das três, mas… eu adorei a ideia! Vamos ver.

Furo jornalístico

Ainda sobre isso, este jornalista apurou, por meio de suas fontes infalíveis, que Mara Maravilha não foi convidada para o projeto. 

CLIPPING TV é a coluna semanal do TELE-VISÃO que promove um sobrevoo sobre o noticiário televisivo. Até a próxima!

André Santana

12/08/2023

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});