Claudia Raia como Emengarda em Terra e Paixão (divulgação/Globo) |
Terra e Paixão já não tem mais mesmo para onde atirar. A história já pegou tantos rumos diferentes em busca da aceitação do público que, atualmente, passa a impressão de que apenas cria factoides para enrolar até janeiro, quando sai do ar e dá espaço ao remake de Renascer.
Uma forma desta “enrolação” é apostar em novos personagens que servem apenas para criar um conflito e preencher alguns capítulos. A entrada de Claudia Raia como Emengarda, mãe de Luigi (Rainer Cadete) é uma prova disso.
Emengarda mais parece uma nova versão de Nice (Alexandra Richter). A falsa beata entrou em cena, revelou uma ligação com Irene (Gloria Pires), participou de algumas armações da vilã e acabou morta depois de perder função. Emengarda parece ir pelo mesmo caminho, já que será revelado que ela conhece Agatha (Eliane Giardini) de outros carnavais.
E assim Terra e Paixão vai andando. Sem uma trama consistente, a novela apenas cria algumas movimentações que não fazem a história evoluir. Pelo contrário. As coisas acontecem, mas sempre voltam ao ponto de partida.
Walcyr Carrasco é conhecido por reformular suas tramas sem qualquer pudor em busca de Ibope. Normalmente, ele consegue. Tramas como Morde & Assopra (2011) e O Outro Lado do Paraíso (2017) começaram muito mal, mas se reergueram após mudanças promovidas pelo autor. Mas, desta vez, ele não conseguiu reverter a situação crítica.
Não se pode ganhar sempre. E vale lembrar que o autor vem enfrentando alguns problemas de saúde, o que pode ter afetado sua produtividade. Que ele tenha melhor sorte na próxima vez!
André Santana
24/10/2023
2 Comentários
Esse é um post caça click né. Você sabe que isso não é verdade. Atualmente Terra e Paixão é a única novela inédita com audiência ascendente na tv aberta com picos de 30 pontos. Ah você pode comparar com Pantanal cque chegou nessa média dos 30 no final da novela né. Mas os tempos são outros e se você reconhece que Todas as Flores é um enorme sucesso de audiência que tem entre 18 e 19 pontos (menos na quarta feira) por que Terra e Paixão não é sucesso de audiência se os números estão ascendentes? Veja bem, não estou falando de qualidade e sim a sua afirmação que Walcyr Carrasco não está conseguindo subir a audiência. A Globo hoje tem menos audiência, é fato, a cada ano perde audiência. Alias a Globo e todas emissoras de tv aberta. Mas a audiência dos streaming ainda não chegam aos pés de um grande sucesso de audiência da Globo. É só comparar audiência de Todas as Flores no Globoplay com a audiência da TV Globo. Ou a audiência de um grande sucesso da Netflix com uma novela das nove da Globo. Os números estão cada vez mais pulverizados. Mas a audiência da Globo ainda é grande e 26 pontos hoje numa novela das nove no contexto atual que o das sete e das seis só caem, é um grande feito.
ResponderExcluirAh, e só explicando, embora acho que você saiba: hoje, e isso é fato, cada vez que a Globo (nas outras emissoras também mas se percebe mais na Globo) fracassa na audiência numa novela, série, programa, se torna muito mas muito difícil recuperar os mesmos números na novela seguinte ou no programa seguinte. Elas por Elas vai terminar com audiência baixa. Se No Rancho Fundo conseguir chegar nos 18 pontos, embora menor que Mar do Sertão, terá sido um feito enorme já que Elas por Elas está na faixa dos 16,5. Com Renascer é diferente será menos difícil voltar aos 29 pontos de Pantanal porque Terra e Paixão subiu por ora 2 pontos a mais que Travessia e poderá terminando subindo um ponto a mais terminando com média 26,5 que arredondado são 27. Se terminar nessa média de 26,5 significa que a reta final terá números como 28, 29 e até 30 pontos, o que facilita pra Renascer subir a audiência CASO o público compre e aceite Renascer logo de cara. O fato que hoje, cada um ponto perdido o que se consegue recuperar é meio ponto, está difícil recuperar a audiência total de antes. Hoje a audiência da Globo não é mais fiel como era antes.
ResponderExcluir