Protagonistas de Todas as Flores (divulgação/Globo) |
Novela que perdeu vaga no horário nobre para Travessia (2022), Todas as Flores fez sucesso no Globoplay e agora repete o êxito em sua exibição pela Globo. A emissora não facilitou a vida da obra, com capítulos enormes às terças e quintas e um horário tardio às quartas, mas, mesmo assim, a novela de João Emanuel Carneiro não tem decepcionado.
O êxito mostra que a história de Zoé (Regina Casé) e suas filhas tem apelo popular. E que, provavelmente, sustentaria bons índices de audiência caso a Globo tivesse mantido seu plano original e exibido a novela na faixa das 21 horas, substituindo Pantanal (2022).
Na época em que a Globo anunciou que Todas as Flores deixaria a fila do horário nobre e se tornaria uma produção exclusiva do Globoplay, vários órgãos de imprensa informaram que a decisão se deu porque a direção da emissora temia que o folhetim não tivesse força para sustentar os bons índices de Pantanal. E que Gloria Perez, uma autora popular, era o nome mais indicado para a missão.
Mas o plano se revelou equivocado. Travessia foi um desastre que derrubou o horário que Pantanal havia levantado a duras penas. Já Todas as Flores alcançou ótima repercussão e engajamento em seu lançamento no Globoplay. E agora, na TV aberta, não faz feio.
Claro que é mais fácil apontar o erro agora, quando tudo já aconteceu. Mas não deixa de ser interessante vislumbrar como as coisas poderiam ter sido diferentes se a Globo não tivesse retirado João Emanuel Carneiro da fila das nove.
E a própria emissora parece reconhecer isso, já que será de João Emanuel Carneiro a novela que substituirá Renascer às 21h no ano que vem…
André Santana
31/10/2023
1 Comentários
A TV Globo nos dias de hj, não é tipo a dos tempos do Boni (hj, dono da afiliada vale-paraibana TV Vanguarda).
ResponderExcluir