O autor Benedito Ruy Barbosa (divulgação) |
Com o fiasco de Esperança (2002), parecia que a carreira de novelista de Benedito Ruy Barbosa havia acabado. Aliás, o próprio autor sempre avisava que a novela que escrevia naquele momento era sua última, já que sempre finalizada um trabalho traumatizado com o esforço e os problemas de saúde decorrentes da sacrificada profissão.
Realmente, demorou 14 anos para que o autor retornasse ao horário nobre da Globo, com Velho Chico (2016). E isso aconteceu depois que uma trama sua de temática urbana, inicialmente cotada para substituir Senhora do Destino (2004), acabou engavetada. Porém, neste meio-tempo, o autor não ficou parado e, ao lado das filhas Edmara e Edilene Barbosa, passou a revisitar sua própria obra.
Cabocla (2004) abriu a onda de remakes de Benedito Ruy Barbosa na Globo na faixa das 18 horas. Na sequência, vieram Sinhá Moça (2006), Paraíso (2009) e Meu Pedacinho de Chão (2014). Algum tempo depois, a emissora voltou a apostar no texto de Benedito, que emplacou o remake de Pantanal (2022), uma de suas mais festejadas novelas, no horário nobre da Globo.
Continua depois da publicidade
Pois mal acabou Pantanal e veio a surpreendente terceira reprise de O Rei do Gado (1996) no Vale a Pena Ver de Novo. Em seguida, a confirmação de que Renascer (1993) ganha uma nova versão, que substituirá Terra e Paixão em 2024.
Para coroar a boa fase do mestre em tramas rurais, o Viva anuncia a volta da segunda versão de Sinhá Moça, trama escolhida para substituir Escrito nas Estrelas (2010) na faixa das 15h30. Ou seja, aos 92 anos e aposentado, só acompanhando o neto Bruno Luperi atualizando seus textos, Benedito Ruy Barbosa mostra seu valor e segue apresentando bons resultados à Globo. Algo a ser celebrado.
André Santana
15/11/2023
1 Comentários
Vou ser sincero, não consegui assistir quase todas as novelas dele por inteiro. Ou não assistia, ou assistia do começo mas parava em algum momento da novela dele. As exceções foram Velho Chico e Pantanal , o remake. Não sei se verei o remake de Renascer inteiro. Acho que não tenho paciência para novelas rurais ou então com o estilo do autor.
ResponderExcluir