David Zepeta e Susana González em Minha Fortuna é te Amar (divulgação) |
Com toda a grade diária registrando baixos índices de audiência, o SBT tem nas novelas mexicanas a “salvação da lavoura”. Tanto que a emissora estreou nesta segunda-feira, 4, a novela Minha Fortuna É te Amar e se deu bem, já que a trama registrou 4,4 pontos no Kantar Ibope Media.
Parece pouco, mas o folhetim foi o segundo programa mais visto do dia no canal de Silvio Santos. Só ficou atrás de Um Refúgio Para o Amor, outra novela mexicana, que anotou 4,8. A produção, que está na reta final, há tempos figura entre as melhores audiências da grade diária do SBT.
Esses dados mostram que a faixa Novelas da Tarde está consolidada nos finais de tarde da emissora. O SBT realmente conseguiu criar um hábito no público ao fixar este horário para a exibição das novelas da Televisa. Numa TV que fez história ao mudar os horários da programação ao bel prazer do dono, trata-se de um feito e tanto.
Continua depois da publicidade
Sendo assim, o sucesso das Novelas da Tarde pode criar um problema para o SBT, que pretende mexer em toda a grade em 2024. A emissora planeja um novo programa para os finais da tarde, cujo título provisório é Tá na Mesa. A nova atração, que terá Christina Rocha como uma das apresentadoras, será essencialmente jornalística e servirá como “sala de espera” ao SBT Brasil, além de concorrer com o Cidade Alerta, da Record, e o Brasil Urgente, da Band.
Deste modo, para acomodar o novo programa, o SBT passará suas Novelas da Tarde para mais cedo. De acordo com o site TV Pop, a emissora planeja exibir uma novela mexicana na faixa das 13h, uma reprise nacional às 14h, e outras duas novelas mexicanas às 15h e às 16h. Por volta das 17h, entraria a atração de Christina Rocha.
Trata-se de uma baita mudança de hábito para o público que acompanha as novelas mexicanas do SBT. A emissora vai mexer num vespeiro, já que vai tirar de seu horário habitual as produções que, hoje, têm respondido pelas maiores audiências diárias. É uma manobra de alto risco.
André Santana
05/12/2023
0 Comentários