Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Record surpreende e dá nova chance a novela fracassada

Carlão (Fernando Pavão) e Patrícia (Simone Spoladore) em Pecado Mortal
Carlão (Fernando Pavão) e Patrícia (Simone Spoladore) em Pecado Mortal (reprodução)

A Record decidiu surpreender e escalar uma novela fracassada para tapar o buraco de sua linha de shows a partir de janeiro de 2024. Com o fim de A Fazenda, a faixa das 22h45 será ocupada pela reprise de Pecado Mortal, ótima novela de Carlos Lombardi, mas que registrou péssimos índices de audiência em sua primeira exibição, em 2013.

A surpresa se dá pela escolha do título, justamente uma novela que não fez sucesso. Mas também porque, pela primeira vez em anos, o canal vai apostar num folhetim, e não em programas da Discovery, para tapar o buraco durante o “recesso” de seus realities. Nos últimos anos, a emissora exibia, entre janeiro e abril, programas como Aeroporto: Área Restrita e Quilos Mortais (que atualmente ocupa as noites de sexta), além do jornalístico Repórter Record Investigação e filmes.

Pecado Mortal conta a história de Carlão (Fernando Pavão), um hippie que é herdeiro de um dos maiores bicheiros do Rio de Janeiro dos anos 1970, Michelle Venetto (Luiz Guilherme). Ele renega a família, já que prefere ter uma vida simples ao lado da esposa Patrícia (Simone Spoladore) e dos filhos, mas precisa acertar as contas com o passado. Carlão passa a ser perseguido por Picasso (Victor Hugo), filho bastardo de Michelle que nutre um grande ódio pelo herói.

Com uma produção caprichada, Pecado Mortal conta ainda com um ótimo elenco, encabeçado por Betty Lago (Stella), Jussara Freire (Donana), Palomma Duarte (Doroteia) e tantos outros. Foi a primeira e única novela de Carlos Lombardi, autor de alguns dos principais sucessos da faixa das sete da Globo de todos os tempos, como Bebê a Bordo (1989), Quatro por Quatro (1994) e Uga Uga (2000).

Continua depois da publicidade


Nova casa

Donana (Jussara Freire) e Stella (Betty Lago) em Pecado Mortal
Donana (Jussara Freire) e Stella (Betty Lago) em Pecado Mortal (reprodução)

Lombardi resolveu trocar a Globo pela Record ao ter seu projeto de novela das sete João ao Cubo ser constantemente protelado pela líder de audiência. Na nova emissora, ele ocupou um novo horário, o das 22 horas, e, com isso, pôde mesclar a comédia e o melodrama que caracterizam seus trabalhos com a violência de uma trama policial intensa. O resultado é uma novela vibrante, com bons personagens e viradas surpreendentes.

Mas, apesar das qualidades, Pecado Mortal não atingiu grandes índices de audiência. Na época, a Record vinha numa fase de insucessos, que teve início com o fracasso de Máscaras (2012), e não conseguiu se reerguer. Para piorar, a emissora mudou o horário de exibição de Pecado Mortal, que passou das 22h para às 21h, batendo de frente com a novela da Globo - na época, Amor à Vida e, depois, Em Família.

Tanto que Pecado Mortal foi uma das últimas novelas da “fase de ouro” da teledramaturgia da Record. Depois dela, veio Vitória (2014), que marcou o fim desta era. Na sequência, estreou Os Dez Mandamentos (2015), dando início à linha de novelas bíblicas da emissora, que segue até hoje.

Quem sabe a reprise não faz justiça às qualidades da novela, né?



André Santana

06/12/2023

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});