Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

SBT pode repetir velho erro com substituta de A Infância de Romeu e Julieta

A Infância de Romeu e Julieta
A Infância de Romeu e Julieta (divulgação)

O SBT ainda não confirmou qual será a novela que substituirá A Infância de Romeu e Julieta em sua programação. No entanto, num teaser em que anuncia as novidades da grade de 2024, a emissora fala que será uma novela com um “jardim misterioso” e cheia de “personagens fantásticos”. Com isso, concluiu-se que o canal pretende adaptar O Jardim Secreto.

A obra de Frances Hodgson Burnett foi publicada originalmente em 1911 e é um clássico infantil. O livro conta a história de Mary Lennox, uma garotinha da Índia que é levada para a Inglaterra para ser criada pelo tio Archibald Craven após a morte de seus pais. Ali, ela conhece Colin, seu primo, um garoto adoentado.

Na casa do tio, Mary acaba encontrando o Jardim Secreto, um lugar proibido. Trata-se de um lugar fantástico, onde a garotinha aprende importantes lições e acaba transformando a vida de todos. O Jardim Secreto é uma trama muito famosa e já rendeu duas adaptações para o cinema.

Continua depois da publicidade


Domínio público

Cena do filme O Jardim Secreto, de 1993
Cena do filme O Jardim Secreto, de 1993 (reprodução)

O SBT consolidou sua teledramaturgia infantil apostando em textos de novelas latinas voltadas para crianças, como Carrossel (2012) ou Carinha de Anjo (2016). Mas, a partir de As Aventuras de Poliana (2018), o canal deixou as novelas mexicanas para trás e passou a apostar em adaptações literárias. 

As Aventuras de Poliana e sua continuação, Poliana Moça (2022), foram baseadas na obra de Eleanor H. Porter. Em seguida, veio a atual novela, A Infância de Romeu e Julieta, baseada na famosa peça de William Shakespeare. Juntas, essas produções representam a fase menos bem-sucedida da produção de novelas para crianças do SBT.

Isso porque As Aventuras de Poliana até começou bem, mas perdeu audiência ao longo de sua exibição em razão da longa duração. Sem história suficiente para ficar dois anos no ar, a trama acabou capengando. Depois disso, tanto Poliana Moça quanto Romeu e Julieta ficaram longe de repetir o sucesso de Carrossel e cia.

Ou seja, as adaptações de novelas latinas funcionavam melhor que as adaptações literárias. Mas, curiosamente, o SBT insiste em produzir novelas baseadas em livros. Provavelmente, porque as obras em questão estão em domínio público, o que isenta o canal de investir na compra dos direitos do texto. No entanto, o público do canal dá sinais de que não se interessa muito por essas adaptações…



André Santana

26/12/2023

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi André

    Eu vi em um site que a adaptação de O Diário de Daniela pode acontecer com elementos de O Jardim Secreto como trama paralela.
    Será que daria certo

    ResponderExcluir

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});