Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Longe da TV, Silvia Poppovic reclamou de cópias de seu programa

A apresentadora Silvia Poppovic
A apresentadora Silvia Poppovic (reprodução)

Antes de Márcia Goldschmidt, Christina Rocha ou Fátima Bernardes mediarem conversas em seus programas, a jornalista Silvia Poppovic já era um ícone do segmento. A veterana é pioneira no formato baseado em debates sobre o comportamento humano.

À frente do Programa Silvia Poppovic, que passou por SBT, Band e Cultura, a apresentadora discutia temas polêmicos, recebia convidados famosos e anônimos e conduzia grandes conversas. Um formato que, segundo ela mesma, está esgotado.

Temas quentes

O Programa Silvia Poppovic estreou no SBT em 1990. Exibido nas noites de segunda-feira, a atração promovia debates sobre temas polêmicos. Num deles, a apresentadora mediou uma conversa sobre religião, reunindo no mesmo palco líderes da Igreja Católica, das evangélicas e do espiritismo. Edir Macedo e Silas Malafaia eram alguns dos convidados. 

A atração era caracterizada pela elegância de Poppovic, que conseguia manter a ordem mesmo quando a conversa ficava mais acalorada. Trata-se de uma fórmula que, anos depois, foi repetida pelos telebarracos, como Márcia e Casos de Família. A primeira versão do Encontro com Fátima Bernardes, na Globo, também bebia desta fonte.

"Eu não inventei a roda, fiz um programa que foi se desenvolvendo para falar de temas que na televisão não se falava. Não se falava com respeito ao entrevistado, ninguém falava de privacidade. Não conseguia falar de sentimento e vida sexual”, comentou a apresentadora, em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan.

Continua depois da publicidade


Copiada

Mas, para Silvia Poppovic, este tipo de atração já deu o que tinha que dar. Para a jornalista, o fato de terem transformado um formato baseado em debates em “telebarracos”, com brigas e discussões no palco, fez com que a fórmula se desgastasse.

“Se você não tem o DNA do formato, você pode copiar, pode ter sucesso pegando os estereótipos daquele formato, mas você esgota a fórmula. É o que nós vimos nesses programas todos popularescos, pagando para as pessoas darem depoimento falso, chorando, porque ganhou 50 reais”, alfinetou.

Continua depois da publicidade


Trocada por telebarraco

Curiosamente, a própria Silvia Poppovic acabou “substituída” por um programa que copiava a fórmula que ela consagrou, mas com um pé no barraco. A apresentadora comandou o Programa Silvia Poppovic nas tardes da Band entre 1992 e 2001, mas acabou dispensada quando a emissora contratou Márcia Goldschmidt.

Em julho de 2001, o Programa Silvia Poppovic saiu do ar para dar espaço ao Hora da Verdade, nova atração de Márcia Goldschmidt. No novo vespertino, Márcia voltava a apostar em populares discutindo no palco, formato semelhante ao do programa Márcia, que ela comandou no SBT em 1998.

Enquanto isso, Silvia passou um bom tempo na geladeira da Band. A ela foi prometido um novo telejornal no fim de tarde, mas o programa acabou nas mãos de Roberto Cabrini - trata-se do Brasil Urgente, hoje comandado por José Luiz Datena. Também foi cogitado um talk show nas noites de domingo, que nunca saiu do papel.

Já Márcia seguiu nas tardes da Band por um bom tempo. Além do Hora da Verdade (2001-04), a apresentadora também comandou Jogo da Vida (2003-05) e Márcia (2007-10), todos com formato semelhante. 



André Santana

01/02/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});