Deborah Secco, Lázaro Ramos e Cosme dos Santos em Elas por Elas (divulgação) |
Atual novela das 18h da Globo, Elas por Elas é um remake de uma trama das sete de 1982, assinada por Cassiano Gabus Mendes. Os autores Thereza Falcão e Alessandra Marson já revelaram que, a princípio, a trama foi concebida para às 19h, mas foi adaptada para às 18h por determinação da direção de teledramaturgia da emissora.
Por conta da mudança, muita gente credita o insucesso da trama das seis ao fato de ela estar no horário errado, pois teria “cara de novela das sete”. Não dá pra saber se a trama funcionaria melhor às 19h - pessoalmente, acredito que não -, mas é fato que a novela viu seus índices de audiência subirem ao deixar o humor de lado e aumentar o dramalhão, receita mais familiarizada com a faixa das seis.
Mesmo com o fiasco de Elas por Elas, a Globo resolveu adotar a mesma estratégia com Conta Comigo, de Mauro Wilson. A trama foi anunciada como substituta de Família é Tudo na faixa das sete, mas, depois disso, a novela acabou adiada e, depois, cancelada.
Mas, segundo o site Notícias da TV, Conta Comigo pode ganhar uma nova chance. A direção da Globo teria solicitado que o autor Mauro Wilson fizesse as devidas adaptações para que a novela possa ir ao ar na faixa das seis. Se as mudanças forem aprovadas, Conta Comigo pode substituir Tutti Frutti, sucessora de No Rancho Fundo - que, por sua vez, substituirá Elas por Elas.
Continua depois da publicidade
Vai dar certo?
A princípio, parece que a Globo vai cometer o mesmo erro que cometeu com Elas por Elas. No entanto, a emissora já fez experiências parecidas no passado, e os resultados foram os mais variados possíveis. Ou seja, cada caso é um caso.
Uma das mudanças mais lembradas aconteceu em 2008, quando a Globo escalou Negócio da China para a faixa das 18h. O autor Miguel Falabella concebeu a história para às 19h, mas o canal optou por mudar o horário para tentar elevar a audiência das seis, que vinha de várias novelas de época seguidas e baixos índices. A ideia era mudar a cara do horário. Mas não deu certo: a novela foi um fiasco.
Mas, antes disso, a emissora já havia feito um movimento contrário. Uga Uga (2000), por exemplo, foi inicialmente encaixada na fila das 18h, mas o canal acabou mudando de ideia. A Globo também concebeu o remake de A Viagem (1994) para às 18h, mas acabou mudando para às 19h porque a novela prevista para o horário sofreu atrasos.
Há ainda o caso de Além do Horizonte (2013), que foi concebida sem um horário determinado. Os autores Carlos Gregório e Marcos Bernstein contaram que a história foi oferecida ao canal, e foi a direção da emissora que deteminou que a trama seria produzida para às 19h. Mas a mistura de aventura e mistério da novela acabou não agradando o público do horário.
André Santana
16/03/2024
3 Comentários
Olá, tudo bem? A faixa deveria resgatar uma produção de época. Simples assim. Por que dificultam tanto? Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirRealmente tramas de época funcionam mais como as comédias do Walcyr Carrasco
Excluirimpossível imaginar Uga Uga as 18h. Já A Viagem faria sucesso em qualquer horário.
ResponderExcluir