Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Morre Ziraldo: cartunista tem história na TV brasileira

Ziraldo e O Menino Maluquinho
Ziraldo e O Menino Maluquinho

O Brasil se despediu do cartunista e escritor Ziraldo, que faleceu no dia 6 de abril de 2024, aos 91 anos. O artista fez história nas artes brasileiras e foi o responsável por despertar o interesse pela leitura de muitas crianças - como este que vos escreve, que começou a ler com O Menino Maluquinho como livro de cabeceira. 

Ziraldo conquistou pequenos leitores com obras antológicas e personagens marcantes. E poucos se lembram, mas vários destes personagens ganharam espaço na televisão brasileira. Além de O Menino Maluquinho, A Turma do Pererê e Uma Professora Muito Maluquinha saltaram dos livros e HQ’s e se tornaram programas de TV.

Criada por Ziraldo nos anos 1960, os quadrinhos de A Turma do Pererê chegaram à televisão por meio de um especial da Globo produzido em 1983. Na época em que o canal exibia grandes especiais musicais infantis, Pererê e seus amigos deram as caras no canal.

Continua depois da publicidade


Outras atrações

A Turma do Pererê
A Turma do Pererê (reprodução)

Mas o especial da Globo não foi o único momento dos habitantes da Mata do Fundão na televisão. A Turma do Pererê virou uma série live-action, que foi exibida pela antiga TVE (atual TV Brasil) e TV Cultura. 

A série teve uma temporada produzida em 1998 estrelada pelo ator Silvio Guindane, o Basílio de O Clone (2001). Em 2010, A Turma do Pererê ganhou uma nova versão, desta vez estrelada por Raphael Logam, o Hans de Família É Tudo.

O Menino Maluquinho quase virou série antes do Pererê. Em 1996, a TV Manchete cogitou produzir uma série live-action do personagem, utilizando o mesmo elenco do longa-metragem que havia sido lançado pouco tempo antes. No entanto, infelizmente, a ideia não saiu do papel.

Continua depois da publicidade


Um Menino Muito Maluquinho

O Menino Maluquinho, série da Netflix
O Menino Maluquinho, série da Netflix

Mas o Maluquinho teve, sim, uma série para chamar de sua. Em 2006, foi lançada a série Um Menino Muito Maluquinho, produzida por Cao Hamburger e Anna Muylaert para a TVE. Na atração, os atores Felipe Severo, Pedro Saback e Fernando Alves Pinto interpretavam Maluquinho em diferentes fases da vida. No elenco, estavam também Eduardo Galvão, Maria Mariana e Antonio Pedro.

Além da TVE, Um Menino Muito Maluquinho foi exibida também pela TV Cultura e pelo Disney Channel, com sucesso.

O Menino Maluquinho também virou desenho animado. A primeira série foi anunciada em 2014, como parte de uma parceria entre Ziraldo e a Oca Filmes. Anos depois, foi anunciada uma série de animação 3D baseada nos livros O Bebê Maluquinho.

Recentemente, o personagem ganhou uma nova e excelente série de animação na Netflix. A nova produção, da Chatrone, até concorreu ao Emmy Internacional de melhor série animada. A série é ótima e vale o ingresso. Recomendo!

Continua depois da publicidade


Ziraldo apresentador

Também vale a pena lembrar que o próprio Ziraldo já teve um programa para chamar de seu. Em ABZ do Ziraldo, o cartunista apresentava quadros divertidos e contava muitas histórias para uma plateia cheia de crianças da rede pública de ensino. 

Foram 5 temporadas, com 189 episódios de 26 minutos produzidos para a TV Brasil e exibidos semanalmente pela Rede Pública de Televisão de 2009 a 2016.

André Santana

11/04/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});