Logotipo da TV Manchete (reprodução) |
A lendária TV Manchete saiu do ar em 10 de maio de 1999, quando se tornou a RedeTV - que, por sua vez, lançou sua primeira programação em 15 de novembro daquele ano. A emissora de Adolpho Bloch ficou apenas 16 anos no ar, mas marcou para sempre toda uma geração.
Entre os principais acertos da extinta emissora, estão atrações lendárias como Clube da Criança, Programa de Domingo e Os Cavaleiros do Zodíaco, além de novelas clássicas, como Dona Beija, Pantanal e Xica da Silva.
Mas o canal também exibiu programas curiosos, que pouca gente lembra atualmente. Você se lembra destas cinco pérolas abaixo?
Continua depois da publicidade
Clube do Seu Boneco
Seu Boneco era um personagem da Escolinha do Professor Raimundo que fazia muito sucesso entre as crianças. Por isso, a Manchete resolveu apostar no carisma da criação de Lug de Paula, entregando um programa só pra ele.
No Clube do Seu Boneco, lançado em 1995, o personagem aparecia numa espécie de vila, interagindo com outros tipos e protagonizando esquetes cômicos. A atração era exibida nas noites de domingo, em episódios de uma hora, mas também tinha uma versão diária de 15 min, que ia ao ar antes de Os Cavaleiros do Zodíaco, por volta das 18h15.
A Turma do Arrepio
Criada pelo ilustrador César Sandoval, A Turma do Arrepio era formada por um grupo de monstros em sua versão infantil que estrelada uma divertida revista em quadrinhos lançada no final dos anos 1980. Em 1995, a criação ganhou uma série em live-action, que ia ao ar nos finais da tarde da Manchete.
A Turma do Arrepio era a bruxinha Medeia, o vampiro Draky, a múmia Tuty, o “monstro de Frankenstein” Stein, o lobisomem Luby e o morcego Belfedo, que viviam no Edifício do Arrepio. A série trazia diversos quadros temáticos e também mostrava uma historinha vivida pelos personagens.
Continua depois da publicidade
Vila do Tiririca
O palhaço Tiririca bombou no Brasil dos anos 1990 com o hit Florentina. De olho no sucesso do artista, a Manchete tratou de produzir uma sitcom diária estrelada por José Everardo. Vila do Tiririca ia ar ar de segunda a sexta, às 18h30, em 1997.
A produção mostrava Tiririca vivendo em uma vila, onde vivia aventuras e trapalhadas ao lado dos moradores do local. Ou seja, era uma espécie de Chaves, mas estrelada pelo palhaço.
Sandy e Jr Show
Contratar cantores famosos para transformá-los em suas estrelas era uma das estratégias da Manchete em 1997. Tanto que, além de Tiririca, a emissora fechou um acordo com a dupla Sandy e Jr., que passou a comandar um programa de auditório nas noites de sábado.
Sandy e Jr. Show exibia entrevistas, matérias, números musicais e jogos com a participação de convidados. Mas teve vida curta: ficou no ar entre setembro de 1997 e janeiro de 1998.
Continua depois da publicidade
Magdalena Manchete Verdade
Em 1997, o sucesso de Ratinho e Márcia Goldschmidt deu início a um boom de “telebarracos” na televisão brasileira. A Manchete tentou entrar neste filão e apostou suas fichas em Magdalena Bonfiglioli, atualmente na equipe do Tá na Hora, do SBT.
A atração foi lançada em 1998 e ia ao ar de segunda a sexta-feira, na faixa das 19h30. No programa, Magdalena recebia populares para conversas com temas como "botei meu marido na cadeia porque ele não pagava pensão", "sou discriminado porque sou gordo" e "eu apanho do meu marido".
2 Comentários
Olá, tudo bem? Desses, eu lembro com mais intensidade do Sandy e Jr Show. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirLembro de todos, mas só do Sandy e Júnior Show é que cheguei a assistir habitualmente no segundo semestre de 1997 quando eu tinha apenas 10 anos, mas no final de 97 na Manchete lembro vagamente da Vila do Tiririca que foi outro Chaves que não deu certo assim como aquele Miguelito que teve vida curta na sucessora da Manchete a Rede TV em julho de 2000.
ResponderExcluir