Rachel Sheherazade em A Grande Conquista (divulgação) |
Nos tempos áureos do Hora do Faro, a Record disputava a tapa a vice-liderança na audiência com o SBT e até incomodava a Globo. Mas não é de hoje que o programa de Rodrigo Faro perde fôlego e já se tornou inexpressivo na guerra de audiência dominical. Atualmente, a Globo segue tranquila em primeiro lugar, sendo incomodada apenas pelo SBT na faixa das 14 horas, seu calcanhar de Aquiles.
Ou seja, a atual disputa dominical mais relevante está entre a parte final do Domingo Legal, de Celso Portiolli, e a primeira parte do Domingão com Huck, de Luciano Huck. O sucesso de Celso na atração do SBT fez a Globo mudar sua grade, abortando todos os programas de temporada que costumavam ser exibidos no horário e apostando suas fichas nos games de Huck. A disputa está bastante equilibrada, diga-se.
Mas, ao que tudo indica, a Record se cansou de assistir passivamente e decidiu agir. A emissora resolveu combater os auditórios da concorrência apostando no que considera seu ponto forte: jornalismo. E escalou nada menos que Rachel Sheherazade, que deve comandar uma revista eletrônica no início das tardes de domingo.
De acordo com o portal Notícias da TV, a emissora formata um programa que vai mesclar jornalismo e entretenimento para ser exibido no horário em que hoje vão ao ar as reprises de Todo Mundo Odeia o Chris. A ideia é estrear o programa o mais rápido possível, para aproveitar o impacto da saída de Eliana do SBT.
Continua depois da publicidade
Aposta ousada
A Record espera que, com a saída de Eliana e o “esticamento” do Domingo Legal para tapar o buraco, a grade do SBT fique mais frágil. Por isso, quer aproveitar essa suposta fragilidade para se tornar mais competitiva, daí a aposta na nova atração de Rachel Sheherazade.
Mas não deixa de ser uma aposta ousada. A emissora acerta ao considerar que o jornalismo é seu ponto forte, vide a grade diária repleta de telejornais populares enormes, todos com boa audiência. Porém, fica a dúvida sobre a efetividade deste plano aos domingos, dia tradicional dos auditórios. Vale como contraprogramação, sem dúvidas. Pode ser interessante.
Também é interessante observar o entusiasmo que a Record demonstra com Rachel Sheherazade. A ex-âncora do SBT Brasil caiu nas graças da emissora desde que topou se expor em A Fazenda. Favorita ao prêmio, Rachel só não se sagrou vencedora por ter sido expulsa, acusada de agressão. Ainda assim, conquistou o posto de apresentadora de A Grande Conquista. E nem mesmo sua conduta morna e a baixa audiência do programa parecem ter feito a Record desanimar e a emissora segue apostando nela.
Além de Rachel, a Record também aposta em Tom Cavalcante aos domingos. O humorista estreia o game show Acerte ou Caia a partir de agosto. Com isso, as tardes de domingo da emissora terão Rachel, Tom e Rodrigo Faro para combater o “novo domingo” do SBT sem Eliana. Será que vai dar certo?
André Santana
15/06/2024
2 Comentários
Olá, tudo bem? Acredito que o SBT ficará mais competitivo sem a Eliana que comandava um programa morníssimo. Celso Portiolli é muito mais forte . A conferir. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirA Record precisa fazer mudanças drásticas, porque a programação do jeito que está, já ficou provado que não funciona. A criação ou volta do "Tudo a Ver" , com Raquel Sheherazade, é uma contra-programação e pode ser uma alternativa interessante. Mas nessa nova programação, que ainda vai ter Tom Cavalcante com o "Acerte ou Caia" não é certeza que a emissora recuperará a vice-liderança. E ainda tem Rodrigo Faro, que está queimadíssimo depois do episódio da morte do Gugu. O certo seria descansar a imagem do apresentador, com a extinção do "Hora do Faro" e manter apenas o "Canta Comigo". E por fim, apostaria em Marcio Garcia, com uma proposta de programa que ele apresentou na Globo e que poderia se encaixar perfeitamente nas tardes de domingo.
ResponderExcluir