Claudete Troiano no cenário do Olha Você (divulgação) |
Atualmente no comando do matinal Vou te Contar, na RedeTV, Claudete Troiano já passou por várias emissoras. Veterana, ela comandou atrações em canais como Gazeta, Manchete, Record, TV Aparecida e SBT. No canal de Silvio Santos, inclusive, ela teve uma missão inusitada: emplacar uma cópia do Hoje em Dia nos finais de tarde.
Em 2008, Silvio Santos ficou obcecado com a ideia de produzir sua própria versão do Hoje em Dia, matinal da Record que rendia excelentes índices de audiência na época. Para isso, ele tentou contratar o diretor Vildomar Batista, sem sucesso. Mas conseguiu levar o “número dois”, Ocimar de Castro, que tocou o novo projeto.
Olha Você entrou no ar em 1º de setembro de 2008, das 17h às 18h. A atração reunia Claudete Troiano, Alexandre Bacci, Ellen Jabour e Francesco Tarallo, que apresentavam quadros muito parecidos com os da revista eletrônica da Record. Famosos, culinária, games e prestação de serviço compunham a atração. Mas tudo espremido em apenas uma hora e comandado por apresentadores sem qualquer sintonia. Resultado: Olha Você chegou a perder para o Show da Fé, da RedeTV.
Continua depois da publicidade
Prêmio de consolação
Claudete Troiano durante piloto do Casos de Família (reprodução) |
Com o fraco desempenho, começaram as mudanças no Olha Você. No início de 2009, Claudete Troiano e Alexandre Bacci se despediram da atração, com a promessa de engatarem novos projetos no SBT. A emissora confirmou que eles seguiram contratados e seriam aproveitados em outras produções.
Na época, rumores indicavam que Bacci poderia assumir um programa esportivo, em razão de sua experiência como âncora do Globo Esporte no passado. Mas a notícia causou estranheza, já que o SBT não investia em esportes na época e não tinha tradição em atrações no segmento. E a estranheza se confirmou: o projeto não saiu do papel.
Já Claudete Troiano tinha um caminho aparentemente definido: o Casos de Família. Isso porque Regina Volpato, que apresentou o programa em seus quatro primeiros anos, havia anunciado sua saída da atração. Na época, dizia-se que ela não aceitou a ideia de Silvio Santos de “popularizar” o formato, transformando-o num legítimo “telebarraco” - até então, os debates eram comedidos e tocados com elegância por Volpato.
Diante disso, o SBT começou a testar novos nomes para o Casos de Família, que registrava bons índices de audiência na época. Claudete Troiano, então, foi convidada para gravar um piloto. Além dela, Olga Bongiovanni, Christina Rocha e outros nomes também foram testados. Mas foi Christina quem se enquadrou melhor no formato desejado por Silvio Santos e ficou com a vaga. Com isso, Claudete Troiano deixou o SBT.
Continua depois da publicidade
Mas… e o Olha Você?
Olha Você ainda teve uma última tentativa de “salvação”. O programa chegou a ter sua duração dobrada, já que o Casos de Família havia saído do ar para a troca de apresentadoras. Seu formato também foi totalmente alterado, deixando de ser uma cópia do Hoje em Dia para se tornar uma cópia do Tudo a Ver, outro formato da Record.
Ellen Jabour foi a única do time original a seguir na atração, dividindo o Olha Você com Roberta Peporine, Guilherme Arruda, Eloy Nunes e Izabella Camargo. Mas o novo formato afundou ainda mais as tardes do SBT e ficou apenas uma semana no ar, de 23 a 27 de março de 2009.
O SBT acabou relançando a faixa Quem Não Viu Vai Ver com reprises diárias de Nada Além da Verdade e do humorístico Oh… Coitado!. As duas atrações elevaram a audiência da faixa e serviram como “sala de espera” ao relançamento do Casos de Família com Christina Rocha, às 16h30, e a volta do Programa do Ratinho, às 17h30. As atrações estrearam em 4 de maio de 2009.
André Santana
11/07/2024
0 Comentários