Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil (reprodução) |
Em meados de 2019, a Globo surpreendeu ao anunciar o fim do Como Será?. O programa apresentado por Sandra Annenberg nas manhãs de sábado estreou em 2014, mas sua “essência” era muito mais antiga, já que a atração reunia elementos dos programas da faixa Globo Cidadania, que englobava títulos como Globo Ecologia e Globo Ciência, que estavam há décadas no ar.
Ou seja, o fim do Como Será? representava o fim de uma era, já que saíam do ar os projetos voltados à educação que eram produzidos em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Com isso, o público ficou curioso: como ficaria a programação de sábado da Globo sem o programa?
Na época, especulou-se que a Globo tinha a ideia de ampliar o jornalismo no horário e lançar uma edição de sábado do Bom Dia Brasil. No entanto, os planos não saíram do papel.
Continua depois da publicidade
Fim de programa
Em dezembro de 2019, a Globo anunciou o fim do Como Será?. A atração, lançada em agosto de 2014, era uma espécie de revista eletrônica que abordava assuntos como educação, ecologia, ciências e projetos sociais.
Ao anunciar o fim do Como Será?, a Globo emitiu uma nota na qual afirmava que, nas semanas seguintes, a atração seguiria no ar com algumas atrações inéditas e reprises de seus melhores momentos.
“A partir de sábado, dia 7 [de dezembro de 2019], serão exibidas edições com matérias inéditas e os melhores momentos que marcaram esses cinco anos de história, até a estreia da nova programação das manhãs de sábado, no horário que antecede o É de Casa, com novidades regionais e nacionais”, informava a nota.
Continua depois da publicidade
Jornalismo aos sábados
Na ocasião, o portal Notícias da TV informou que uma das ideias da Globo era lançar uma edição de sábado do Bom Dia Brasil. Em uma matéria de 3 de dezembro de 2019, o site informava que o noticiário matinal seria estendido aos finais de semana e teria apresentadores de afiliadas da emissora no comando.
Na mesma época, a emissora celebrava os 50 anos do Jornal Nacional e promovia um rodízio de apresentadores de canais regionais e afiliadas da Globo aos sábados. A ideia era reforçar o caráter “nacional” do noticioso, levando profissionais conhecidos regionalmente para a maior vitrine da emissora.
A experiência foi considerada bem-sucedida, daí a vontade de repeti-la na nova edição do Bom Dia Brasil. Naquela época, o NTV apurou que as afiliadas da Globo já teriam sido informadas sobre os planos e teriam se mostrado empolgadas com o projeto.
Porém, o martelo não havia sido batido. Ainda segundo o NTV, a edição de sábado do Bom Dia Brasil ainda estava em estudos e havia outras possibilidades para o horário. Outro projeto era a ampliação do Bom Dia Sábado, jornal produzido regionalmente por algumas afiliadas do canal. Na época, o site contatou a Globo, que negou que o Bom Dia Brasil ganharia uma edição aos sábados.
Continua depois da publicidade
Pandemia
Porém, a reformulação das manhãs de sábado da Globo ficou apenas na promessa. Em março de 2020, quando foi oficialmente confirmada a pandemia de Covid-19, a emissora estacionou qualquer projeto que poderia vir a ocupar o início das manhãs.
Para aumentar o espaço da programação ao vivo, a emissora optou por ampliar a duração do É de Casa. A atração, que começava às 9h, passou a entrar no ar bem mais cedo, às 6h50, com maior participação do jornalismo. Enquanto isso, o Como Será? continuou sendo reprisado entre 6h e 6h50.
As reprises do programa de Sandra Annenberg seguiram no ar até março de 2022, quando o Como Será? saiu definitivamente do ar. No horário, a emissora passou a reprisar a edição do Globo Repórter exibido na noite anterior. Com isso, a ideia de lançar um novo programa na faixa foi definitivamente abandonada.
André Santana
20/07/2024
1 Comentários
Olá, tudo bem? Boa lembrança. Lembrei agora da notícia. Já vi a entrada do É de Casa às 6h50. Coragem... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir