Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Edição de sábado do Bom Dia Brasil não saiu do papel

Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil
Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil (reprodução)

Em meados de 2019, a Globo surpreendeu ao anunciar o fim do Como Será?. O programa apresentado por Sandra Annenberg nas manhãs de sábado estreou em 2014, mas sua “essência” era muito mais antiga, já que a atração reunia elementos dos programas da faixa Globo Cidadania, que englobava títulos como Globo Ecologia e Globo Ciência, que estavam há décadas no ar.

Ou seja, o fim do Como Será? representava o fim de uma era, já que saíam do ar os projetos voltados à educação que eram produzidos em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Com isso, o público ficou curioso: como ficaria a programação de sábado da Globo sem o programa?

Na época, especulou-se que a Globo tinha a ideia de ampliar o jornalismo no horário e lançar uma edição de sábado do Bom Dia Brasil. No entanto, os planos não saíram do papel.

Continua depois da publicidade


Fim de programa

Em dezembro de 2019, a Globo anunciou o fim do Como Será?. A atração, lançada em agosto de 2014, era uma espécie de revista eletrônica que abordava assuntos como educação, ecologia, ciências e projetos sociais.

Ao anunciar o fim do Como Será?, a Globo emitiu uma nota na qual afirmava que, nas semanas seguintes, a atração seguiria no ar com algumas atrações inéditas e reprises de seus melhores momentos.

“A partir de sábado, dia 7 [de dezembro de 2019], serão exibidas edições com matérias inéditas e os melhores momentos que marcaram esses cinco anos de história, até a estreia da nova programação das manhãs de sábado, no horário que antecede o É de Casa, com novidades regionais e nacionais”, informava a nota.

Continua depois da publicidade

 

Jornalismo aos sábados

Na ocasião, o portal Notícias da TV informou que uma das ideias da Globo era lançar uma edição de sábado do Bom Dia Brasil. Em uma matéria de 3 de dezembro de 2019, o site informava que o noticiário matinal seria estendido aos finais de semana e teria apresentadores de afiliadas da emissora no comando.

Na mesma época, a emissora celebrava os 50 anos do Jornal Nacional e promovia um rodízio de apresentadores de canais regionais e afiliadas da Globo aos sábados. A ideia era reforçar o caráter “nacional” do noticioso, levando profissionais conhecidos regionalmente para a maior vitrine da emissora.

A experiência foi considerada bem-sucedida, daí a vontade de repeti-la na nova edição do Bom Dia Brasil. Naquela época, o NTV apurou que as afiliadas da Globo já teriam sido informadas sobre os planos e teriam se mostrado empolgadas com o projeto.

Porém, o martelo não havia sido batido. Ainda segundo o NTV, a edição de sábado do Bom Dia Brasil ainda estava em estudos e havia outras possibilidades para o horário. Outro projeto era a ampliação do Bom Dia Sábado, jornal produzido regionalmente por algumas afiliadas do canal. Na época, o site contatou a Globo, que negou que o Bom Dia Brasil ganharia uma edição aos sábados.

Continua depois da publicidade


Pandemia

Porém, a reformulação das manhãs de sábado da Globo ficou apenas na promessa. Em março de 2020, quando foi oficialmente confirmada a pandemia de Covid-19, a emissora estacionou qualquer projeto que poderia vir a ocupar o início das manhãs.

Para aumentar o espaço da programação ao vivo, a emissora optou por ampliar a duração do É de Casa. A atração, que começava às 9h, passou a entrar no ar bem mais cedo, às 6h50, com maior participação do jornalismo. Enquanto isso, o Como Será? continuou sendo reprisado entre 6h e 6h50.

As reprises do programa de Sandra Annenberg seguiram no ar até março de 2022, quando o Como Será? saiu definitivamente do ar. No horário, a emissora passou a reprisar a edição do Globo Repórter exibido na noite anterior. Com isso, a ideia de lançar um novo programa na faixa foi definitivamente abandonada. 

André Santana

20/07/2024

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Boa lembrança. Lembrei agora da notícia. Já vi a entrada do É de Casa às 6h50. Coragem... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade