Eliana na Globo (divulgação) |
Contratação mais barulhenta da televisão brasileira em 2024, Eliana é da Globo. A apresentadora, que foi revelada pelo SBT e também passou pela Record, agora defende as cores da líder de audiência. Na nova casa, ela será âncora do Saia Justa, do canal GNT, e a mestre de cerimônias de The Masked Singer Brasil, na TV Globo.
Ou seja, ao menos inicialmente, Eliana será substituta na Globo. Ela assume a cadeira que era de Astrid Fontenelle no canal pago e “herda” o microfone de Ivete Sangalo no reality de mascarados exibido pela Globo no primeiro trimestre, aos domingos.
Para muitos, é pouco para uma estrela que comandava um programa com seu nome todos os domingos no SBT. Por isso, fica a dúvida: Eliana fez um bom negócio? Quais os motivos que a levaram a trocar um espaço consolidado na grade do SBT para se tornar tapa-buracos em atrações globais?
Continua depois da publicidade
Reinvenção necessária
Sem entrar no mérito de possíveis desconfortos vividos por Eliana nos bastidores do SBT, o fato é que, há tempos, a apresentadora estava estagnada. A estrela tinha, sim, um espaço consolidado com seu nome, mas já estava batendo com a cabeça no teto. Estava evidente que não havia mais espaço para Eliana crescer.
Sendo assim, ela poderia seguir sua vidinha tranquila em um programa sem novidades ou se lançar numa reinvenção de carreira. E, como ficou nítido, ela optou pela segunda opção. Claramente, Eliana não busca um programa com seu nome, mas sim novos desafios em sua profissão. O que é uma atitude corajosa, que revela sua inquietação artística.
Neste contexto, não é difícil imaginar que Eliana se sentiu seduzida, sobretudo, pelo convite para o Saia Justa. Para quem comandou diversos formatos em seus dominicais, Eliana fará o The Masked Singer Brasil com o pé nas costas. Claro, podemos questionar a decisão da Globo de aproveitar sua nova estrela num formato desgastado, mas não há dúvidas de que ela vai tirar a missão de letra. É a praia dela. Mas, no Saia Justa, a história é outra.
Continua depois da publicidade
Quando o Saia Justa volta ao ar no GNT?
Eliana já fez infantis e programas de auditório aos baldes. Até mesmo reality show sobre empreendedorismo na Netflix ela comandou (o interessante Ideias à Venda). Mas ela nunca fez um programa que exigisse um posicionamento mais pessoal. O público que a acompanha não sabe exatamente o que ela pensa sobre vários assuntos.
Neste contexto, sua chegada ao Saia Justa deve causar impacto. Afinal, o debate feminino do GNT deve mostrar uma Eliana mais desarmada, sem filtro. O público conhecerá uma faceta da apresentadora que, até então, era desconhecida. Ou seja, o programa da TV paga vai representar uma renovação em sua carreira.
Para alguém que busca uma reinvenção, o Saia Justa realmente parece ter vindo na hora certa. Eliana sempre propôs pautas feministas em suas atrações, mas era tudo muito genérico. Agora não. O Saia Justa servirá para que ela se aprofunde nessa pauta e renove sua imagem. É uma mudança e tanto, e, à primeira vista, positiva.
Além disso, ela chega ao GNT com status de estrela. Tanto que o canal pago atrasou a volta do Saia Justa por meses, apenas esperando a liberação de Eliana pelo SBT. Além disso, foi só anunciar sua entrada na atração que o GNT aproveitou para lançar sua nova identidade visual. A emissora renovou suas vinhetas e anuncia várias novidades na programação.
Entre elas, a volta do Saia Justa, com Eliana, Rita Batista, Tati Machado e Bela Gil. A estreia está confirmada para 7 de agosto.
Continua depois da publicidade
O que Eliana vai fazer na Globo?
Monica Waldvogel e Astrid Fontenelle passaram pela apresentação do Saia Justa. Ou seja, pela primeira vez, a atração terá como âncora uma animadora de TV, e não uma jornalista. Isso deixa claro que a Globo está num processo de “popularização” da programação do GNT, buscando rostos fortes da TV aberta para renovar a imagem do canal pago.
Sendo assim, a principal missão de Eliana na Globo, ao menos nesse primeiro momento, é liderar uma renovação no GNT. O Grupo Globo se esforça para tirar o canal pago do limbo, já que, atualmente, o GNT é um dos Canais Globo de menor audiência. A ideia é reverter isso.
Quanto ao The Masked Singer, parece uma maneira mais simples de manter Eliana nas tardes de domingo. Ao que parece, a Globo tem planos de longo prazo para a estrela, pois entende que precisa de mais apresentadores de ponta em seu elenco e mais mulheres em seu entretenimento. Eliana, com a bagagem que tem, vai agregar nisso.
Diante de tudo isso, a conclusão é: sim, Eliana fez uma boa troca. Ela sai da estagnação do SBT para se lançar num universo de possibilidades em todas as plataformas do Grupo Globo. As perspectivas são boas.
André Santana
06/07/2024
1 Comentários
Olá, tudo bem? Caso Eliana deseja uma reinvenção na carreira, The Masked Singer Brasil está bem longe de atingir tal objetivo. Veremos os próximos passos dentro da Globo. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir