Silvia Abravanel no Sábado Animado (divulgação) |
por André Santana
Com a redução da programação infantil da televisão brasileira, o SBT continua sendo o “herói da resistência”. A emissora foi a última dentre as TVs comerciais a abrir mão de atrações para crianças na grade diária e segue mantendo um espaço cativo para elas nas manhãs de sábado. Atualmente, o canal exibe o clássico Sábado Animado e o “novo” Lucas Toon. A emissora também planeja exibir O Picapau Amarelo, atração produzida originalmente para o +SBT.
O Sábado Animado, portanto, é o mais longevo programa infantil ainda no ar. Na manhã deste sábado, 24, a apresentadora Silvia Abravanel celebrou os 29 anos da atração, reforçando a longa história da faixa de animações que fez muita criança acordar mais cedo aos sábados a partir de 1995.
Tal longevidade chega a ser surpreendente, já que, a princípio, o Sábado Animado era apenas uma “maratona” de desenhos. Antes de sua estreia, o SBT costumava exibir seus tradicionais infantis diários, como o Bom Dia & Cia, também aos sábados. O Sábado Animado, portanto, entrou no ar para substituí-los. Na prática, era uma medida de economia, já que os diários passavam a ter cinco episódios por semana, e não seis.
Continua depois da publicidade
Desenhos para todos os gostos
Sábado Animado, portanto, entrou no ar como uma grande faixa de desenhos, exibida entre 7h e meio-dia, sem apresentador e nem qualquer intervenção. Era desenho atrás de desenho, valorizando o poderoso pacote de animações do SBT.
O grande trunfo do Sábado Animado era mesclar animações clássicas com desenhos modernos. Com isso, alcançava um público amplo, já que o programa era atrativo tanto para as crianças quanto para os pais delas. Normalmente, os clássicos como Looney Tunes, Pica-Pau e Tom e Jerry abriam a faixa, entre 7h e 9h, e, em seguida, entravam desenhos mais “modernos”, como O Fantástico Mundo de Bobby, Fly - O Pequeno Guerreiro, Dragon Ball e Street Fighter Victory.
Denis O Pimentinha, Muppets Babies, Nossa Turma, Bananas de Pijamas, Os Jetsons, Inspetor Bugiganga, Gato Félix, Jonny Quest, Popples, Pole Position, Os Seis Biônicos, Karaokê do Bump, A Família Addams, Riquinho, Mega Man, DuckTales… Praticamente todos os desenhos do SBT passaram pelo Sábado Animado.
Continua depois da publicidade
Líder de audiência
Com uma receita simples e eficaz, o Sábado Animado logo cresceu e se tornou sinônimo de manhãs de sábado. A faixa de desenhos, inclusive, elevou a audiência do SBT a ponto de assumir a liderança de audiência em vários momentos, dando trabalho ao Xuxa Park, da Globo, seu principal concorrente.
Tamanho êxito levou o SBT a investir na faixa, produzindo vinhetas divertidas e outras atrações para serem exibidas entre um desenho e outro. As vinhetas eram estreladas pelos próprios personagens dos desenhos exibidos. Além disso, figuras da programação do SBT chegavam a dar as caras nesses espaços, como a apresentadora Jackeline Petkovic, o boneco Xaropinho ou Danny Boy, o assistente-mirim de Gugu Liberato no Domingo Legal.
Em 2001, o Sábado Animado foi encurtado para dar espaço ao Disney Cruj, lançado em abril. O infantil foi produzido até 2002 e reprisado durante parte de 2003. Até que, no segundo semestre deste ano, o Disney Cruj sai do ar e o Sábado Animado volta a ocupar toda a manhã.
Continua depois da publicidade
A era Maisa
O SBT surpreendeu o público em 2007 ao colocar uma apresentadora no comando do Sábado Animado pela primeira vez. Era a pequena Maisa Silva que, no alto de seus cinco anos de idade, atendia ligações para promover jogos, seguindo o mesmo formato lançado pelo Bom Dia & Cia naquele mesmo ano.
As tiradas espirituosas de Maisa foram uma sensação no infantil e se tornaram virais numa era em que a internet banda larga engatinhava. Algum tempo depois, Maisa passou a revezar com Yudi Tamashiro e Priscila Alcantara no comando do Bom Dia & Cia e, assim, Yudi e Priscila também começaram a aparecer no Sábado Animado.
Outros apresentadores do Bom Dia & Cia também passaram pelo Sábado Animado, como Matheus Ueta e Ana Zimmermann. O programa também voltou a ser reduzido em outras ocasiões, como em 2013, com a rápida volta do programa Bozo, e em 2015, com a estreia do Mundo Disney. A partir da estreia da faixa da Disney, Sábado Animado deixa de ter apresentadores.
Continua depois da publicidade
Silvia Abravanel
Sábado Animado seguiu sua vidinha sem apresentadores, apenas exibindo desenhos e longas de animação, até 2022. Depois do cancelamento definitivo do Bom Dia & Cia, Silvia Abravanel - que apresentou os últimos anos do infantil - passou a bater cartão nas manhãs de sábado.
Atualmente, o programa não é nem sombra do que já foi um dia. A faixa exibe bons desenhos, como as novas versões de Corrida Maluca e Scooby-Doo, mas a audiência dificilmente ultrapassa os dois pontos. Reflexo da crise do SBT e, também, da fuga de crianças da TV aberta.
24/08/2024
1 Comentários
Olá, tudo bem? Confesso que não lembrava do período tão longevo do Sábado Animado. Para mim, era mais recente. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir