Elenco de Chaves (reprodução) |
Quatro anos se passaram desde que as séries Chaves e Chapolin deixaram de ser exibidas no mundo todo. Um impasse envolvendo a Televisa - produtora do programa - e o Grupo Chespirito - detentor dos direitos dos personagens - fez com que as duas séries estreladas por Roberto Gomez Bolaños, o Chespirito, saíssem do ar.
No Brasil, muitos fãs ficaram órfãos das produções, que eram exibidas pelo SBT e Multishow, além de integrarem o catálogo da Prime Video. Em meio à pandemia de Covid-19, em que todos tentavam entender o “novo normal”, o público também se via diante de um mundo em que Chaves estava fora do ar. Algo impensável, se considerarmos que, no Brasil, a produção era exibida desde 1984.
Mas, ao que tudo indica, esse tempo acabará em breve. Chaves e Chapolin já acertaram seu retorno pelo canal americano UniMás, o que foi entendido como um início da volta das duas séries no mundo todo. De acordo com o site NaTelinha, SBT, Multishow e Prime Video devem voltar a exibir a série a partir de outubro.
Continua depois da publicidade
Precisa voltar?
O Brasil não sabia o que era a televisão sem Chaves desde 1984, afinal, foram pouquíssimas as interrupções da exibição pelo SBT desde a estreia da atração. Mesmo surrado, o programa ainda registrava bons índices de audiência para o canal da família Abravanel e, sob esta ótica, realmente não fazia sentido tirá-lo do ar.
Mas, quatro anos depois, o público já parece habituado a um SBT sem Chaves. Por conta disso, muita gente acredita que o tempo da série já passou e que não faz mais sentido exibir uma produção dos anos 1970 na televisão aberta. O mais adequado seria restringi-lo aos canais pagos ou streaming, onde ficaria à disposição dos fãs saudosos.
De fato, não dá pra saber como será a recepção à série. Chaves, vale lembrar, é hoje um produto que agrada mais a um público mais velho, que cresceu assistindo a produção. A renovação de público pode até existir, mas é modesta.
No entanto, no Brasil, Chaves é um programa muito vinculado ao SBT. Que, por sua vez, tem um público saudoso que adora relembrar os velhos tempos. Neste contexto, um retorno de Chaves à programação teria, sim, alguma condição de mexer com a audiência. Sendo assim, o SBT só tem a ganhar ao testar a atração novamente e avaliar sua recepção. Filha de Silvio Santos, Daniela Beyruti já provou que, assim como o pai, adora fazer uma boa experiência.
Continua depois da publicidade
E se não der certo?
Diante de tudo o que foi dito até aqui, uma nova aposta em Chaves por parte do SBT é válida. Mas sempre se corre o risco de a velha novidade não emplacar. Com isso, a emissora terá que bater o martelo e tomar uma decisão drástica quanto ao futuro da criação de Chespirito.
Talvez um espaço semanal num horário pouco competitivo possa fazer jus à série. Aliás, as manhãs de domingo estão bem precisando de um chacoalhão: não seria melhor assistir ao Chaves, ao invés do chato Notícias Impressionantes?
Outra opção seria reservar um espaço para Chaves no catálogo do +SBT. A plataforma de streaming da emissora é gratuita e, sendo assim, boa parte dos fãs teria fácil acesso ao material. De um jeito ou de outro, fato é que Chaves será muito bem-vindo neste possível retorno que se avizinha.
André Santana
10/09/2024
1 Comentários
A volta de Chaves e cia é uma ótima notícia , já que o mesmo foi removido a nível mundial de todas as emissoras e streamings que o exibiam. Chaves já está enraizado na cultura nacional , tanto que que no Brasil ainda é um fenômeno mesmo fora do ar , digo que mais até do que na sua terra natal , o México , onde é tratado com nostalgia, onde comparo o mesmo ao efeito dos ''trapalhões'' hoje em dia , é algo que tem seu legado porém já está no campo da nostalgia apenas.
ResponderExcluirVale lembrar que, chaves já chegou ''velho'' no Brasil, pois as séries datam dos anos 70 e só chegaram no meio dos anos 80 aqui. Porém desde sempre Chaves foi sucesso e era aquela solução para qualquer horário, visto que virou sinônimo de ''programa ou atração que é exibida quando precisam de um coringa'' . Creio que dará certo seu retorno na TV aberta, pois o público da mesma sempre aprecia seriados que são repetidos e enraizaram na nossa cultura , basta olhar exemplos como Eu a Patroa e as Crianças, Um Maluco no Pedaço, Todo Mundo Odeia o Chris, são séries já relativamente antigas,com algumas coisas datadas, mas sempre encontram um espaço na programação. Com Chaves o efeito é o mesmo, creio que no momento atual do SBT , seria uma ótima idéia encaixar o mesmo na manhã dos domingos, que é um horário apagado no SBT , além de um horário diário na hora do almoço.