Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Mania de Você estreia com boa história e protagonistas ruins

Elenco de Mania de Você
Elenco de Mania de Você (divulgação)

Com Mania de Você, João Emanuel Carneiro reforça o estilo que o consagrou. O autor é adepto do novelão despudorado, com histórias rocambolescas e sequências que beiram o absurdo - vide a cena do assassinato de Alfredo (Fábio Assunção), por exemplo. Mas, ao mesmo tempo, o autor imprime alguma ousadia ao subverter os arquétipos dos protagonistas.

Em A Favorita (2008), por exemplo, a brincadeira inicial era saber quem era a mocinha e quem era a vilã. Já em Avenida Brasil (2012), a subversão estava no fato de a mocinha enganar a vilã a novela inteira, e não o contrário. Mania de Você propõe um outro jogo nesta dinâmica, mas de uma maneira um pouco mais ousada.

A mocinha Viola (Gabz), que é namorada de Mavi (Chay Suede), se envolve justamente com Rudá (Nicolas Prattes), namorado da melhor amiga, Luma (Agatha Moreira). Ou seja, os mocinhos traem os vilões logo no início da novela. Mas Viola e Rudá são mesmo os heróis? Mavi e Luma são, de fato, vilões? Essa é a nova “brincadeira” de Carneiro. Não deixa de ser instigante.

Continua depois da publicidade


Pressa demais

Mas, por mais que a trama inicial de Mania de Você instigue, é fato que a novela apresentou muito mal o quarteto protagonista. Isso porque a trama tem se desenvolvido de maneira tão apressada, que acabam surgindo várias situações forçadas e sem sentido.

Por exemplo: é esquisito Viola e Mavi mal terem se conhecido e já terem ido morar juntos em Angra dos Reis. Melhor seria se eles tivessem começado a novela já namorados de longa data vivendo uma crise. Também é estranho o “mocinho” Rudá ser tão insensível com Luma. Ele claramente não gosta dela, mas é incapaz de ser sincero com ela.

O romance entre Viola e Rudá também soa forçado. Foram poucas trocas de olhares e já partiram para a pegação. Faltou uma construção mais delicada para que o público compreendesse razões além do simples tesão. Eles não parecem apaixonados, mas apenas entregues ao desejo. Para o espectador, deu a sensação de que algo ficou perdido pelo caminho.

Continua depois da publicidade


O universo de Carneiro

Por outro lado, Mania de Você tem decisões muito interessantes. João Emanuel Carneiro procura ser um autor econômico, concentrando sua história em poucos personagens e cenários. Na nova novela, tudo se passa numa ilha, o que dá a sensação de que as situações acontecem num universo paralelo.

É uma impressão parecida com a de A Favorita, que tinha o rancho dos Fontini como um importante cenário. Ou Avenida Brasil, onde tudo se concentrava na mansão de Tufão (Murilo Benício). Agora, tudo está acontecendo numa ilha constantemente vigiada pelo vilão Molina (Rodrigo Lombardi).

Trata-se de uma impressão que se estenderá para a segunda fase da novela. Mania de Você concentrará sua narrativa num resort, e terá núcleos num condomínio e na vila dos pescadores. Tudo ali nas ilhas de Angra dos Reis, algo no melhor estilo Ilha da Fantasia.

Neste contexto, a relação entre Mércia (Adriana Esteves) e Molina se destaca. Infelizmente, a ideia de ter Murilo Benício como Molina não vingou, pois teria sido a melhor escolha - afinal, veríamos Carminha e Tufão em papéis invertidos. Rodrigo Lombardi é um vilão muito canastrão, parece fora do tom. Mas a parceria entre os dois personagens é bem interessante.

Continua depois da publicidade


Segunda fase promissora

Apesar da pressa que só fez despertar ranço dos quatro protagonistas, os primeiros capítulos de Mania de Você apresentaram uma boa história, que caminha a passos largos para uma grande virada. Além do núcleo principal, a história envolvendo Berta (Eliane Giardini) e Ísis (Mariana Ximenes) também chama a atenção.

Porém, como a ciranda envolvendo Viola, Luma, Mavi e Rudá foi forçada demais em seu início, fica a torcida para que a segunda fase compense o deslize. Nos próximos capítulos, a trama dará um salto de dez anos e todos estarão em novas posições. Viola, por exemplo, vira uma renomada chef, enquanto Luma perde tudo após um golpe de Mavi. Luma, então, se torna assistente de Viola e percebe que a amiga vive uma vida que deveria ser sua.

A proposta é bem interessante e pode compensar esse troca-troca de casais mal desenvolvido da primeira fase. Resta saber se isso será suficiente para atrair a atenção do grande público, que, considerando a audiência inicial, parece não ter embarcado na nova novela. 

André Santana

14/09/2024

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Discordo da sua visão. A novela apresenta um bom ritmo e destaca desde já as principais características dos personagens. Começou bem, apesar de estar fora da meta de audiência. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade