Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Regina Casé tenta quebrar “maldição” de Sai de Baixo em novo programa da Globo

Regina Casé com o elenco de Tô Nessa!
Regina Casé com o elenco de Tô Nessa! (divulgação)

Depois de fazer sucesso como a vilã Zoé em Todas as Flores (2022), Regina Casé ganhou uma missão das mais espinhosas na Globo: revitalizar as problemáticas noites de domingo da emissora. No dia 13 de outubro, a atriz lança a nova sitcom Tô Nessa!, em que vive a batalhadora Mirinda, líder de uma casa de mulheres e que se aventura num novo empreendimento a cada episódio.

Com a novidade, a Globo volta a apostar em humor para fechar a programação de domingo. Trata-se de uma tradição que começou com o Sai de Baixo (1996), clássica atração estrelada por Luis Gustavo, Aracy Balabanian, Tom Cavalcante, Claudia Jimenez, Marisa Orth e Miguel Falabella. A atração foi criada para combater o Topa Tudo por Dinheiro, programa de Silvio Santos no SBT, e foi bem-sucedida na missão.

Sai de Baixo chegou ao fim no início de 2002, quando se constatou que a fórmula já estava desgastada. Mas, depois disso, a Globo tentou repetir o sucesso da família do Arouche, lançando várias sitcoms diferentes no horário. Porém, nenhuma aposta repetiu o êxito do Sai de Baixo. Será que Tô Nessa! terá melhor sorte?

Continua depois da publicidade


Qual programa substituiu Sai de Baixo na Globo?

Quando optou por encerrar o Sai de Baixo, a Globo buscou uma nova série de humor para ocupar suas noites de domingo. A princípio, a ideia era emplacar uma versão televisiva do espetáculo teatral Batalha de Arroz num Ringue Para Dois, estrelado por Miguel Falabella e Claudia Jimenez. Mas o plano não saiu do papel.

Na época, a Globo estava empolgada com os bons resultados do No Limite e, por isso, deu um tempo de humorísticos, preferindo apostar em formatos no estilo reality para a noite de domingo. Hipertensão e Jogo Duro foram algumas das apostas, que não se revelaram tão bem-sucedidas. A emissora também chegou a iniciar a produção de O Elo Mais Fraco, um novo game show com Pedro Bial, mas o projeto também não avançou.

Com isso, um novo programa de humor nas noites de domingo só foi lançado em 2004. Trata-se do Sob Nova Direção, sitcom com Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães, que estreou como um especial de fim de ano em 2003. A história das amigas Pit e Belinha registrou bons índices de audiência e permaneceu no ar até 2007, mas não chegou a ser um fenômeno como Sai de Baixo.

Continua depois da publicidade


Nenhum fenômeno

Denise Fraga em Norma
Denise Fraga em Norma (divulgação)

Em 2007, a Globo tinha como plano substituir Sob Nova Direção pelo novo Toma Lá Dá Cá (2007), acreditando no potencial da nova série de Miguel Falabella de ser um “novo Sai de Baixo”. Porém, a emissora mudou de ideia ao optar pelo cancelamento de A Diarista (2004 - 07), que ia ao ar nas noites de terça. Com isso, Toma Lá Dá Cá foi lançado às terças, no espaço deixado pela série estrelada por Claudia Rodrigues.

Já as noites de domingo só ganharam uma nova sitcom em 2008, com a estreia de Faça Sua História. Estrelada por Vladimir Brichta, que vivia o taxista Oswaldir, a produção de humor popular não chegou a decepcionar, mas passou em brancas nuvens. Tanto que ficou no ar apenas ao longo de 2008.

Pior sorte teve Norma (2009), a série de humor que veio na sequência. O programa estrelado por Denise Fraga tinha trechos exibidos ao vivo e tinha proposta interativa, mas o público não embarcou. Foi um fiasco tão grande que ficou no ar apenas por três domingos.

Em 2010, a Globo voltou a apostar numa sitcom com SOS Emergência, comédia que se passava num hospital e reunia nomes como Marisa Orth, Bruno Garcia e Ney Latorraca. Não foi um fiasco, mas também não virou fenômeno. Teve duas temporadas, que foram exibidas no mesmo ano.

Já em 2011, veio a última aposta da Globo no horário. Estrelada por Ingrid Guimarães, Batendo Ponto se passava num escritório, no melhor estilo “The Office brasileira”. Mas a audiência foi baixa e a série ficou no ar por apenas dois meses, com sete episódios.

Continua depois da publicidade


Nunca mais

Em 2013, a Globo voltou a apostar em humor na faixa com o lançamento de uma segunda temporada do Junto & Misturado, programa estrelado por Bruno Mazzeo. O programa havia sido lançado em 2010, nas noites de sexta, e teve cinco episódios gravados para uma segunda temporada, que acabou não sendo lançada na época. Esses cinco episódios só viram a luz do dia em 2013, como parte da programação de fim de ano da Globo nas noites de domingo.

Depois disso, a Globo nunca mais produziu humorísticos para o horário. Vieram outras experiências, como o reality Superstar e o desastre do Tomara que Caia. Mas um sucesso retumbante como Sai de Baixo nunca aconteceu.

Há alguns anos, a Globo voltou a exibir humorísticos após o Fantástico, mas com séries oriundas do Multishow. Vai que Cola e No Corre passaram por ali, sem grande destaque. Sendo assim, Tô Nessa! será o primeiro humorístico original Globo nas noites de domingo em 12 anos. Será que o programa terá condições de se livrar da “maldição” da sombra do Sai de Baixo?

André Santana

26/09/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade