Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Linha de shows às 20h? As atrações esquecidas do SBT Show

Zé Américo e Eliana no Você se Lembra?
Zé Américo e Eliana no Você se Lembra? (divulgação)

Em 2008, o SBT colocou no ar uma nova linha de shows na faixa das 20h. Chamada de SBT Show, a faixa foi lançada com um slogan, no mínimo, curioso - bem a cara de Silvio Santos, diga-se: “a Hebe reclamou e o SBT mudou”.

A chamada começava exibindo trechos do programa Hebe, nos quais a apresentadora reclamava do horário tardio que sua atração começava. Com isso, a emissora colocou no ar uma linha de shows mais cedo, às 20h, em tese para atender à reclamação da apresentadora. “Chega de ver notícias na Globo e na Record das 8h às 9h da noite”, dizia a peça criativa.

Além de Hebe, que passou a entrar no ar às 20h de segunda-feira, o SBT Show apresentava também Nada Além da Verdade, às terças-feiras; Astros, às quartas-feiras; A Praça É Nossa, às quintas-feiras; Tentação, às sextas-feiras; e Supernanny, aos sábados.

Continua depois da publicidade


Segunda tentativa

Na verdade, o SBT Show foi a segunda tentativa do SBT de emplacar uma linha de shows às 20h. A ideia foi colocada em prática inicialmente no ano anterior, na estratégia de programação conhecida como “arrancada da vitória”. A ideia do SBT era fazer frente às novelas da Record - que alcançavam excelentes índices na época - com uma grade formada, basicamente, por programas de auditório.

A linha de shows de 2007 era formada por Supernanny, às segundas; Você é o Jurado com Ratinho às terças; Ídolos às quartas e quintas; Curtindo com Reais às sextas; e Jornal da Massa, aos sábados. Porém, a ideia não emplacou e saiu do ar com os finais das temporadas de Supernanny e Ídolos. As atrações foram substituídas por uma temporada da versão argentina de Chiquititas. 

Mas, no ano seguinte, o SBT Show foi criado (porque a Hebe reclamou) e teve uma vida mais longeva na grade do canal. Tanto que, aos poucos, a emissora foi lançando outros programas no horário, alguns deles que muita gente até já se esqueceu que existiram. Você se lembra?

Continua depois da publicidade


Os programas esquecidos do SBT Show

Apesar de o SBT Show ter sido criado porque a Hebe reclamou, o programa da apresentadora voltou a ser empurrado para mais tarde pouco tempo depois. Em seu lugar, nas noites de segunda-feira às 20h, o SBT lançou o game Você se Lembra?, com apresentação de Zé Américo. No programa, ele recebia um convidado famoso que era desafiado a se lembrar de momentos de sua própria vida.

Outro programa da linha foi a nova versão do TV Animal, apresentado por Beto Marden às sextas-feiras. Era um programa de variedades sobre animais, com quadros de adestramento e matérias de denúncias contra maus-tratos aos bichos. Teve vida curta.

O SBT também lançou o Qual é o Seu Talento?, sob o comando de André Vasco e trazendo Miranda, Cyz, Thomas Roth e Arnaldo Saccomani como jurados. A atração foi lançada em 2009, mesmo ano em que Roberto Justus assumiu o comando do Topa ou Não Topa nas noites de quinta-feira.

2009, aliás, foi o ano que o SBT lançou o Esquadrão da Moda, exibido inicialmente nas noites de terça, e o 10 Anos Mais Jovem, com Lígia Mendes, às sextas-feiras. Já em 2011, mais lançamentos: Cantando no SBT, apresentado por Yudi e Priscila - um show de calouros infantil -, e Se Ela Dança Eu Danço, uma competição de… dança. 

Nessa fase, aliás, o SBT lançou vários formatos “originais”. Um deles foi SOS Casamento, no qual a apresentadora Ana Canosa era uma espécie de “supernanny de casais”; e outro foi Esquadrão do Amor, em que Jairo Bouer e Alana Rodrigues Alves ajudavam pessoas com dificuldades em se relacionar. É, o SBT já teve uma fase mais ousada…

André Santana

31/10/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});