Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

SBT perde chance de ouro ao engavetar Programa Livre

Otaviano Costa no piloto do Programa Livre
Otaviano Costa no piloto do Programa Livre (reprodução)

Buscando renovar sua programação, o SBT lançou várias novidades em 2024. Porém, a grande maioria das novas atrações não disse a que veio. Tanto que programas como É Tudo Nosso e Circo do Tirú podem sequer ser renovados para a programação do ano que vem.

Curiosamente, antes de bater o martelo e apostar nos programas de Benjamin Back e Tirullipa, o SBT pensou em resgatar o Programa Livre. Em 2023, a emissora convocou vários apresentadores, que fizeram pilotos para um possível retorno da atração que consagrou Serginho Groisman. Nomes como Murilo Couto, Yudi Tamashiro, Tiago Abravanel e Otaviano Costa foram testados para a função.

Porém, a emissora descartou a ideia e o Programa Livre foi engavetado. Mas, recentemente, o assunto voltou à pauta, já que Otaviano Costa publicou trechos do piloto feito por ele em suas redes sociais. Os trechos da atração revelam que o piloto foi gravado nos mesmos moldes feitos por Serginho, e, de quebra, trazia um Otaviano bastante animado. Ao que tudo indica, foi um piloto interessante de um programa com bastante potencial.

Continua depois da publicidade


Escolha duvidosa

É estranho constatar que o SBT tinha uma boa ideia em mãos e deixou escapar, preferindo fazer apostas duvidosas como Circo do Tiru e É Tudo Nosso. Além disso, a emissora também planejou lançar um programa com Lucas Guimarães, que ainda não saiu do papel e, ao que tudo indica, pode ser que nunca aconteça.

Há quem diga que o É Tudo Nosso acabou ficando com a vaga que seria do Programa Livre. No entanto, os dois programas são bem diferentes entre si e, pelo piloto mostrado por Otaviano, a ideia original era muito melhor. O programa de Benjamin Back lembra mais o Pânico na TV em seus primórdios do que o Programa Livre, que sempre chamou a atenção pelo seu bom conteúdo.

Com o fiasco dos programas lançados, fica o questionamento: não teria sido melhor voltar com o Programa Livre? Será que a nova versão do clássico não teria condições de alcançar melhores resultados? Jamais saberemos.

Continua depois da publicidade


Espírito do SBT

Além disso, pode-se gostar de Otaviano Costa ou não, mas é fato que o apresentador é um animador competente e experiente. Um nome que tinha muito a agregar ao SBT, uma emissora que tem tradição em programas de auditório. E Otaviano combina com um formato como o Programa Livre, calcado em entrevistas e musicais.

E mais: Otaviano é um nome mais conhecido, que poderia trazer um retorno comercial mais interessante. Seria uma aposta menos arriscada que as que foram feitas no SBT. Sendo assim, fica difícil entender os motivos que levaram o SBT a descartar o Programa Livre e apostar no É Tudo Nosso. 

Se a emissora já pensa em mudanças para o ano que vem, poderia reconsiderar e apostar novamente numa reedição do Programa Livre. Seria mais interessante (e, arrisco dizer, mais barato) do que tiros no escuro, como o eternamente adiado Eita Lucas.

André Santana

26/10/2024

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Realmente , creio que o SBT perdeu uma ótima oportunidade ,de criar um novo Programa Livre, com um pouco do espírito clássico , porém com uma roupagem e linguagem mais moderna do que na época, pois podemos ver que até o próprio Serginho no Altas Horas ,hoje em dia mudou um pouco a linguagem, principalmente quando o programa foi puxado para mais cedo, fazendo programas de homenagens mais sem perder a essência do que o consagrou , pq nos anos da madrugada, o Altas Horas era basicamente uma versão global do Programa Livre do SBT , que por sua vez era uma versão do Matéria Prima , que o mesmo apresentou na TV Cultura ( que teve um revival em 2021 apresentado por Rafael Cortez,mas que passou em brancas nuvens).


    Em relação aos programas que o SBT apostou, o Circo do Tiru na minha visão se mostrou cansativo, pois é extremamente longo, o que faz com que tenham que ''encher muita linguiça'' no palco, duvido muito que consiga cruzar para o ano que vem.
    Já o ''É tudo nosso'' , tinha uma boa premissa, aquela vibe meio ''panico na TV'' clássico do inicio da RedeTV , porém como hoje em dia a TV exige um certo ''freio'', as coisas soam meio bobas, onde apenas um ou outro momento caótico tira alguma risada. E já tem sinais que o programa também não deve ir para 2025, visto que já estão exibindo algumas reprises.

    ResponderExcluir
  2. Otaviano Costa têm mais experiência de sobra, pois apresentou o H (que era do Luciano Huck), pra depois virar O+, e, em seguida, Superpositivo, ambas na Band. Depois, foi pra Record, apresentar Domínio Público, que não deu em nada, ficou seis meses no ar.

    Mas, seria ótimo ele apresentar o Programa Livre.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não admiro o apresentador Otaviano Costa. O SBT precisa olhar para frente. Programa Livre funcionou com Serginho Groisman. Já é passado. Abs, Fabio ps: parabéns pelos 19 anos do blog. www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});