Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Só Chaves e Chapolin podem salvar o SBT!

Chapolin e Chaves
Chapolin e Chaves (reprodução)

Quatro anos depois de terem saído do ar no mundo inteiro, Chaves e Chapolin estão de volta à programação do SBT. A reestreia aconteceu durante o Feriadão SBT, grade especial em alusão ao Dia das Crianças, e mexeu com os nostálgicos de plantão. A boa audiência registrada pelas produções reflete a popularidade que as criações de Chespirito ainda possuem no Brasil.

Chapolin fez sua reestreia às 13h15, com a exibição dos episódios O Abominável Homem das Neves e da Bruxa Baratuxa, dois dos mais queridos pelos fãs. Na sequência, a partir das 14h, foi a vez da volta de Chaves, que retornou com a clássica “trilogia” de Acapulco.

De acordo com o site TV Pop, Chaves registrou média de 5 pontos em sua faixa horária, entre 14h e 15h02, aumentando o resultado do SBT em 100% na comparação com os quatro sábados anteriores. A série garantiu a vice-liderança, coisa que não costuma acontecer normalmente no horário.

Continua depois da publicidade


O salvador da pátria

Chapolin e Chaves não poderiam ter retornado em melhor hora. Afinal, o SBT vive uma crise histórica de audiência e precisava, mais do que nunca, das duas séries. Sobretudo Chaves, que sempre foi um curinga na emissora e sempre era recrutado para salvar horários problemáticos da emissora.

A crise da emissora vem de alguns anos, mas se agravou em 2024 por conta do fracasso da maioria dos programas lançados este ano. Programas como Chega Mais e Tá na Hora derrubaram os índices do canal e, até o momento, não demonstraram qualquer reação.

Sendo assim, esse pode ser o momento de relançar Chapolin e Chaves nos horários que os consagraram nos anos 1990 e 2000. Ou seja, na faixa do almoço e no final da tarde. As duas séries podem servir como alavanca para as faixas que perderam força a partir do lançamento da nova programação ao vivo.

Continua depois da publicidade


Atestado de incompetência?

Há quem acredite que voltar a exibir Chaves e Chapolin seria o SBT assinar um atestado de incompetência. Afinal, isso indicaria que a emissora continuaria sendo refém de atrações já “velhas” e “ultrapassadas”, sem condições de oferecer algo novo para o público.

Uma opinião válida, claro, mas não necessariamente uma verdade. Afinal, se as duas séries registram boa audiência, é um sinal de que o público quer assisti-las, não? E se o público quer assisti-las, por que não oferecê-las? A TV não é feita para o público?

Sendo assim, o SBT acerta, sim, ao trazer as duas produções de volta. Num momento em que a grade da emissora não anda lá essas coisas, uma boa nostalgia vem a calhar. Na atual conjuntura das coisas, só Chaves e Chapolin podem salvar o SBT!

André Santana

12/10/2024

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Sim. Acredito que poderia ocupar a faixa do horário do almoço. Por volta das 13 horas. Antes da Carinha de Anjo. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A volta de Chaves e Chapolin para a TV foi meio que uma ''tábua de salvação'' para o SBT na minha visão , por que temos que lembrar ,que o SBT perdeu muito de seus ''coringas'' , nos últimos anos ,como ''Eu , a patroa e as crianças'' , hoje em posse da Record, e os blocos de exibição de filmes , que apesar de ainda existirem pifiamente através do Cine espetacular e do Cinema em Casa , ambos quando não tem futebol , e ainda assim com um catálogo fraco e ultrapassado de filmes ( reprisando a exaustão os filmes do Scooby Doo e alguns poucos Filmes do Jackie Chan dos anos 80 e 90) , é o momento para Chaves e Chapolin darem um respiro em horários estratégicos, como durante a semana na hora do almoço e fim de tarde, e nos finais de semana , principalmente no domingo de manhã , no lugar do sem sentido ''notícias impressionantes''. Creio que apesar das tentativas, ainda não conseguiram engrenar e criar um ''novo SBT". Ainda vamos ver o que a morte de SS terá de efeito na emissora.

    ResponderExcluir

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});