Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Após sair do Brasil Urgente, José Luiz Datena tem destino incerto na Band

José Luiz Datena no Brasil Urgente
José Luiz Datena no Brasil Urgente (divulgação)

Após uma campanha eleitoral malsucedida pela prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena não voltou ao comando do Brasil Urgente, como era previsto. A Band oficializou a saída do jornalista da atração, que ele comandava desde 2003 - com um breve hiato em 2011, quando teve um retorno relâmpago à Record.

Em comunicado enviado à imprensa pela Band, o canal afirmou que o profissional seguirá em novos projetos a partir do ano que vem. Em seu lugar no jornal policial, segue Joel Datena, filho de José Luiz Datena.

“Em comum acordo, o comunicador deixa a apresentação do Brasil Urgente, atração que comandou com maestria e grande audiência e que agora segue com seu filho Joel Datena. Para 2025, a emissora já discute com José Luiz Datena a criação de projetos no entretenimento, área em que já atuou com sucesso”, diz o comunicado.

Continua depois da publicidade


Projetos no entretenimento

Havia anos que José Luiz Datena manifestava seu desejo de deixar o Brasil Urgente e partir para o entretenimento. No entanto, Datena sempre foi fundamental para a audiência do programa vespertino, tanto que os números caíam sempre que ele saía de férias ou folgas. Por isso, a Band sempre o convenceu a permanecer.

Ao longo dos anos, Datena se aventurou em projetos no entretenimento. Um deles foi o dominical Agora É com Datena, lançado em 2018, e que foi criado para que ele deixasse o jornalismo de vez. Tanto que, quando a atração de auditório entrou no ar, ele passou a aparecer menos no Brasil Urgente, passando o bastão de maneira gradual para Joel Datena.

Mas o programa de domingo naufragou e Datena não conseguiu se livrar do Brasil Urgente. Agora, com sua saída definitiva do jornal policial, o apresentador finalmente poderá realizar o sonho de se firmar no entretenimento. Ao menos, Joel Datena já demonstrou que é capaz de manter a audiência do Brasil Urgente em números próximos ao anotados pelo pai, o que já deixa a Band mais tranquila.

Continua depois da publicidade


O que vem por aí

No entanto, Datena terá trabalho para convencer no entretenimento. Afinal, a grande maioria dos projetos que comandou no segmento não deu certo. Seu único acerto foi No Coração do Brasil, um programa de viagens apresentado por ele na Band entre 2006 e 2009. O programa, enquanto ficou no ar, costumava figurar entre as maiores audiências da Band.

Sendo assim, o melhor para Datena seria comandar um programa que explorasse seu lado de repórter, como era No Coração do Brasil. Afinal, ele já demonstrou que o auditório não é a praia dele. Insistir nisso seria um erro.

André Santana

03/11/2024

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Realmente , Datena meio que deu uma ''pá de cal'', em sua carreira de jornalismo policial, indo se aventurar na carreira política, primeiro por ficar inúmeros anos em um grande ''chove não molha'' nesse quesito, onde sempre aparecia como um potencial candidato a algum cargo, o que já gerou desconfiança e o fez perder o ''time'' , na hora que o mesmo realmente foi em frente com a idéia, já contava com o fator da dúvida dos possíveis eleitores, e a desastrosa campanha , marcada mais pelos excessos negativos do que por boas propostas e idéias , num passado hipotético, Datena seria um dos favoritos a disputar no mínimo um segundo turno, ou levar algum cargo no Legislativo.

    Já a idéia de migrar Datena para o entretenimento , apesar de antiga, sempre foi uma tentativa da Band, porém nunca funcionou efetivamente, o Dominical que o mesmo comandou , acabou com o tempo se transformando num ''brasil urgente no Domingo''. Podemos pegar como exemplo, o caso do Ratinho, que também ganhou fama e visibilidade com o jornalismo policial (e também tentou se aventurar como político, porém foi eleito na época, além de ser um caminho quase que obrigatório para apresentadores e repórteres locais de programas policiais regionais). Porém a diferença que levou Ratinho a ter vingado no entretenimento, foi o tom mais jocoso que o mesmo sempre usou para tratar de temas pesados, herdado em partes de seu saudoso ''mentor'' Alborghetti, Datena ainda deixa muito o clima mais pesado e sisudo.

    ResponderExcluir

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});