Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Garota do Momento é folhetim em sua melhor forma

Beatriz (Duda Santos) e Beto (Pedro Novaes) em Garota do Momento
Beatriz (Duda Santos) e Beto (Pedro Novaes) em Garota do Momento (divulgação)

Garota do Momento já disse a que veio logo em sua primeira semana. A novela de Alessandra Poggi resgata o romance de época na faixa das seis. Mas vai além disso. A produção usa os elementos mais básicos do folhetim, porém de uma maneira envolvente, moderna e muito charmosa. Não por acaso, causou a melhor das impressões em seus primeiros capítulos.

O episódio de estreia, aliás, foi um desbunde. O primeiro capítulo apresentou a mocinha, Beatriz (Duda Santos), e fez uso de um longo flashback para explicar porque a jovem pensa que foi abandonada por sua mãe, Clarice (Carol Castro).

A história de Clarice é um folhetim rocambolesco delicioso. A mãe da mocinha partiu de Petrópolis para o Rio de Janeiro no intuito de participar de uma exposição de arte e acabou conhecendo Juliano (Fábio Assunção), por quem se apaixonou. Os dois iniciaram um romance, mas Clarice acabou descobrindo que o amado tinha uma amante. Com o flagra, uma confusão acontece, a amante morre e Clarice tenta fugir, mas é atropelada por um bonde. Ao acordar, descobre-se que ela perdeu a memória.

Aí entra em cena Maristela (Lilia Cabral), a grande vilã da história. Mãe de Juliano, ela nunca concordou com o romance do filho com Clarice por conta da origem humilde dela. Assim, ela aproveita a providencial amnésia para criar um novo passado para Clarice. De quebra, entrega a filha que Juliano teve com a amante para Clarice acreditar que se trata de sua filha biológica, já que a única coisa que a moça se lembra é que é mãe.

Continua depois da publicidade


Um bom folhetim

A amnésia é um truque manjado do folhetim, mas, quando bem utilizado, rende tramas muito envolventes. É o caso de Garota do Momento. Toda a armação de Maristela já a mostrou como uma vilã ardilosa, espera e capaz de tudo. E Clarice, por sua vez, se apresentou como uma heroína madura cheia de grandes conflitos.

Além disso, a trama ainda contornos mais interessantes quando Beatriz, ao sair em busca de sua mãe, acaba conhecendo e se apaixonando por Beto (Pedro Novaes), justamente o namorado de Bia (Maisa), a filha que Clarice criou como se fosse sua. É ou não é um “folhetinzão” dos mais eficientes?

Garota do Momento, portanto, tem uma boa história para contar. E tudo situado na década de 1950, o que dá um charme e tanto para a novela. A direção de arte, o texto com expressões da época e o contexto histórico ajudam a dar substância ao enredo. E é interessante como a novela mostra o desenvolvimento dos meios de comunicação da época, focando na televisão e na publicidade.

A comunicação, aliás, está no centro da história, já que Beatriz vai ascender como garota-propaganda da Perfumaria Carioca, tornando-se a tal “garota do momento”. Por tudo isso, a atual novela das seis se mostra bastante promissora e deve agradar ao público do horário.

Continua depois da publicidade


Mão boa

Em sua segunda novela das seis, Alessandra Poggi se mostra bastante familiarizada com a faixa e demonstra mão boa para criar tramas com conflitos bem armados. Isso vem desde Além da Ilusão (2022), em que também criou um enredo rocambolesco a partir do romance de um ilusionista e da sósia de seu grande amor do passado - justamente a irmã mais velha da mocinha, morta em uma tragédia.

Outro ponto em comum entre as duas novelas é a valorização das personagens maduras. Em Além da Ilusão, Violeta (Malu Galli) e Heloísa (Palomma Duarte) também protagonizavam o enredo, com conflitos que iam além do romance juvenil. Garota do Momento parece ir pelo mesmo caminho, considerando a história de Clarice e de Lígia (novamente, Palomma Duarte).

Por essas e outras, Garota do Momento agradou bastante na semana de estreia. A novela tem uma ótima história, um elenco repleto de estrelas - algo raro nas atuais novelas da Globo - e uma produção caprichada, capaz de encantar a audiência. Promete.

André Santana

09/11/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});