Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira) em Mania de Você (divulgação) |
Antes da estreia de Mania de Você, o autor João Emanuel Carneiro comparou sua nova novela à A Favorita (2008), primeira trama que emplacou no horário nobre da emissora. O novelista confessou que havia semelhanças entre as duas novelas.
"São duas novelas parecidas, sim. Só que A Favorita tinha uma assassina e essa, não. Não tem assassina, mas tem algo a ver", explicou Carneiro. "Gosto de tramas com mulheres, encontros da vida e sobre temas universais, como amor e poder", completou o dramaturgo.
A comparação fica mais evidente a esta altura da trama. Luma (Agatha Moreira) assumiu de vez as vilanias da novela, enquanto Viola (Gabz) começa a encarar um sofrimento sem fim a partir desta semana. A trajetória da mocinha lembrará a de Donatela (Claudia Raia), que comeu o pão que o diabo amassou após uma armação de Flora (Patrícia Pillar).
Continua depois da publicidade
Uma A Favorita com flashback
Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) em A Favorita (divulgação) |
Interessante notar que Mania de Você é uma novela de dinâmica semelhante a de A Favorita, mas com ênfase na origem do relacionamento entre as duas protagonistas. Enquanto na primeira novela, o público já conheceu Flora saindo da cadeia e com uma relação já deteriorada com Donatela, em Mania de Você o espectador acompanhou o encontro de Viola e Luma e como essa amizade desandou.
O público sabia que Flora passou a nutrir uma inveja de Donatela ainda na infância ao perceber que a amiga era a preferida de todos e melhor que ela em tudo. Assim, aos poucos, a amizade que as unia se acabou, dando espaço a uma disputa que transformou Flora numa psicopata. Porém, tudo isso foi compreendido apenas por meio de flashbacks e histórias narradas pelos próprios personagens. Quando a novela começa, essa rivalidade já está estabelecida.
Em Mania de Você, não. O público viu o encontro de Viola e Luma e como elas passaram de amigas a rivais. Agora, a audiência acompanha Luma se tornando uma vilã - já que, a princípio, a personagem de Agatha Moreira era mais parecida com uma mocinha. Tudo bem que tudo foi mostrado de uma forma um tanto apressada, mas o espectador pode acompanhar essa transformação.
Ou seja, João Emanuel Carneiro tem razão ao comparar A Favorita e Mania de Você. São histórias realmente parecidas. Mas a atual trama é um pouco mais ousada, já que aprofunda a dubiedade dos personagens, sobretudo Luma. Em A Favorita, essa zona cinzenta não existia, pois Flora era uma vilã psicopata e pronto. Já Luma, a princípio, tem salvação. Será?
André Santana
10/11/2024
2 Comentários
Pra mim, o maior problema de Mania de Você são os mocinhos. Não tem como acreditar e torcer neles nem no amor deles. Amor a primeira vista ou a gente acredita logo na primeira vez, ou não acredita, Garota do Momento mostra que ainda é possível de acreditar sim nesse tipo de história. Já Mania de Você o modo como tudo aconteceu, Rudá ( e sejamos sinceros, Nicolas Prates não ajuda, é um ator ruim, esforçado mas que ganha vários de presente inúmeros personagens diferentes mas pela falta de talento dele parece que está sempre interpretando o mesmo personagem que só sabe chorar, nem Éramos Seis o salvou de tamanha canalhice e falta de talento e só é escalado porque é bonito um tesão e tem inúmeros seguidores) que se mostra um macho escroto que trai as namoradas dele e a personagem Viola não encontrei nada nela pra torcer como mocinha. E aí não é culpa da Gabz porque ela é talentosa e sendo justo com Nicolas, nem dele os personagens são ruins de construção mesmo. Não tô pedindo maniqueismos, personagens fáceis de saber quem é bom e mau, e sim um mínimo de coerência na construção da história. Em A Favorita, mesmo antes de saber que Donatela era mocinha, o autor dava pistas da humanidade dela e dava pra torcer pra ela desde o início da novela. Mania de Você o personagem mais amado é Mavi, aliás a história gera em torno do Mavi. Isso que se vendeu antes da novela estrear que a história gira em torno da rivalidade de duas mulheres que eram amigas não é verdade, a novela gira em torno de Mavi e depois sim vem Luma, Viola e Rudá. Mas Mania de Você tem uma ótima evolução do JEC em relação em todas suas novelas anteriores. Suas tramas paralelas são boas e tem imensa aceitação do público, ainda que sejam repetitivas, os dramas da Duh, Fátima, Michele e até o núcleo da Isis tem agradado o público e fáceis de torcer e acreditar. Não desisti da novela mas pra mim cansou esse vai e vem do quarteto Mavi Rudá Viola e Luma. Como novela não funcionou mas se fosse série séria quase perfeita, porque série é mais fácil de engolir reviravoltas recombolescas mesmo não tendo coerência, o público de série adora isso . E assim, a correria de cenas é defeito em Mania de Você, mas em Garota do Momento não. Os capítulos são ágeis, cenas rápidas e funcionam. Não que a novela das seis não tenha defeitos, têm, mas está fluindo muito melhor que Mania de Você e o maior problema são os mocinhos principalmente Viola.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Mania de Você, dentro da minha visão, segue o rastro de Todas as Flores. É o mesmo estilo de texto e mesma direção. Porém, Mania de Você terá cerca de 150 capítulos. É muito trambiqueiro e maldade em tantos capítulos. Falta alguém para torcer. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir