O "novo" Aqui Agora de 2008 (divulgação) |
Lançado em 1991, o Aqui Agora fez história na programação do SBT e da televisão brasileira. No entanto, a clássica atração perdeu fôlego no decorrer de sua trajetória e foi extinta em 1997 já sem os mesmos bons resultados de outrora. Depois disso, o SBT tentou entrar na guerra de audiência com o Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band, sem sucesso.
Com a contratação de José Luiz Datena, que assume o Tá na Hora a partir desta segunda-feira, 9, a emissora faz mais uma tentativa no segmento. Desta vez, a aposta é no peso do nome de Datena, sem dúvidas um expoente deste tipo de atração.
No passado, Datena já demonstrou que tem um público fiel e condições de atraí-lo para sua nova casa. Vale lembrar que ele elevou os índices da RedeTV a níveis nunca alcançados pela emissora em sua curta passagem por ali, no Repórter Cidadão (2002). Ele também transformou o Brasil Urgente num êxito a partir de 2003 - o policial era inexpressivo entre 2001 e 2002, quando comandado por Roberto Cabrini.
Resta saber se ele demonstrará o mesmo poder de fogo no SBT. Se der certo, finalmente a emissora conseguirá emplacar um jornal policial no final de tarde, algo que o canal vem tentando há 20 anos…
Continua depois da publicidade
Tentativas anteriores
Ratinho no Jornal da Massa (reprodução) |
Silvio Santos ensaiou um retorno do Aqui Agora em vários momentos, mas sempre esbarrou na questão dos altos custos de produção. O animador temia investir uma grana alta no projeto e não obter o retorno de audiência e comercial esperado. Por isso, tudo ficou no campo da intenção, ao menos inicialmente.
A primeira iniciativa sólida para tentar entrar nessa briga foi o lançamento do Jornal da Massa, no início de 2007. Na época, Ratinho havia perdido seu tradicional programa e foi escalado para voltar aos tempos do 190 Urgente com a nova atração. No entanto, o investimento foi mínimo e o programa passou em brancas nuvens, ficando poucos meses no ar.
No ano seguinte, a volta do Aqui Agora finalmente saiu do papel. Sob o comando de Christina Rocha, Luiz Bacci, Joyce Ribeiro e Herbert de Souza, o programa tentou ressuscitar o formato clássico, mas não fez nem cócegas na concorrência. Durou um mês.
Já em 2009, entrou no ar Boletim de Ocorrências, inicialmente exibido na faixa das 22h e servindo como mero tapa-buracos para esperar a novela da Globo acabar. Joyce Ribeiro foi a primeira apresentadora da atração, que começou pequena, mas foi crescendo e ganhando espaço na grade.
Em novembro de 2010, Silvio Santos decidiu usar o Boletim de Ocorrências na faixa das 18h. Para a nova fase, a emissora escalou Luiz Bacci, que foi anunciado como novo apresentador do programa. Porém, na mesma época, ele foi contratado pela Record e nem chegou a estrear na função. César Filho, então, assumiu o comando, mas o programa ficou no ar só até dezembro daquele ano.
Continua depois da publicidade
A única capaz de enfrentar Datena e Marcelo Rezende
Neila Medeiros no SBT Notícias (reprodução) |
Por fim, em setembro de 2013, o SBT surpreendeu o público ao lançar uma chamada bastante curiosa. A emissora havia lançado uma reprise de Carrossel (2012) na faixa das 18h, mas a novela não atingiu bons índices de audiência. Com isso, o canal admitiu que não obteve os resultados esperados e que, a partir do dia 23 de setembro de 2013, a novela seria substituída pelo novo Aqui Agora.
A chamada, em formato de comunicado, trazia uma informação inusitada. A peça dizia que o novo Aqui Agora seria apresentado por Neila Medeiros, “a única apresentadora capaz de apresentar sozinha o programa enfrentando Datena e Marcelo Rezende”.
Pouco tempo depois de ser lançada, a chamada mudou, avisando que o novo programa não se chamaria Aqui Agora, mas sim Boletim de Ocorrências. Porém, logo em seguida, o nome mudou de novo, agora para SBT Notícias. A mudança de nome se deu porque o SBT avaliou que dar um tom menos policial ao programa seria uma maneira de trazer um diferencial na disputa com o Cidade Alerta e o Brasil Urgente.
Mas não funcionou. SBT Notícias teve baixos índices de audiência e ficou no ar até 15 de novembro daquele ano. A série Eu, a Patroa e as Crianças entrou no ar para tapar o buraco. Depois disso, o SBT não voltou a apostar no segmento até este ano, com o lançamento do Tá na Hora.
André Santana
05/12/2024
0 Comentários