Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Band e o dilema de Catia Fonseca

Catia Fonseca no Melhor da Tarde
Catia Fonseca no Melhor da Tarde (divulgação)

Na última sexta-feira, 20, o diretor Rodrigo Riccó deixou a Band. Marido da apresentadora Catia Fonseca, o profissional dirigia o Melhor da Tarde, programa apresentado por sua esposa. Oficialmente, a decisão se deu de forma tranquila. Mas, extraoficialmente, há rumores de um mal-estar nos bastidores do programa feminino.

De acordo com o site da Quem, Catia teria ficado abalada com a dispensa do marido e pediu para não apresentar o Melhor da Tarde ao vivo na última sexta. De fato, foi ao ar um programa com matérias gravadas pela apresentadora. Já o TV Pop noticiou que a dispensa se deu por uma insatisfação da Band, que quer reformular o Melhor da Tarde para torná-lo mais competitivo.

Embora não haja qualquer confirmação a esse respeito, a informação faz sentido. Afinal, o Melhor da Tarde é um programa que vive num eterno dilema na grade da Band. O vespertino é bom de faturamento, já que Catia tem fama de boa vendedora junto ao mercado publicitário. No entanto, a audiência é modesta e, de quebra, acaba “derrubando” o efeito cascata na grade da emissora.

A Band registra ótima audiência com os esportivos Jogo Aberto e Os Donos da Bola. Porém, a audiência cai quando começa o Melhor da Tarde, e só volta a subir quando começa o Brasil Urgente. Daí a vontade de tornar o programa mais competitivo, para que ele sirva como alavanca à grade.

Continua depois da publicidade


Dilema

Ao que tudo indica, a Band está satisfeita com os resultados comerciais do Melhor da Tarde. Afinal, a atração está no ar desde 2018 e nunca houve qualquer boato sobre um possível término. Entretanto, a audiência modesta, de fato, impede um melhor desempenho da emissora no período da tarde.

O problema é que a atração “quebra” a grade da Band. Melhor da Tarde recebe de Os Donos da Bola, programa cuja audiência é predominantemente masculina. Depois, o programa entrega para o Brasil Urgente, um jornalístico. Ou seja, são públicos diferentes.

Não por acaso, já houve tentativa de transferir o programa de Catia Fonseca para as manhãs, liberando a tarde para um programa mais jornalístico, que tenha maior afinidade com as demais atrações da faixa. Porém, a Band sabe que o teto de audiência das manhãs é menor, a concorrência dos “femininos” é maior e, consequentemente, Catia poderia perder fôlego e apelo comercial.

Continua depois da publicidade


O que fazer?

De acordo com o TV Pop, a intenção da Band é modificar radicalmente o Melhor da Tarde para aumentar seu apelo de audiência. Uma boa intenção, mas a emissora correrá riscos. Isso porque Catia Fonseca fez sua fama - e sua credibilidade junto ao mercado - no comando de programas ditos femininos. Uma mudança radical pode descaracterizar o vespertino e respingar em sua apresentadora.

Uma das ideias poderia ser substituir o Melhor da Tarde por um programa mais comportamental, de debates. Programas neste estilo costumam funcionar na emissora, vide os sucessos do Programa Silvia Poppovic, nos anos 1990, e das atrações de Marcia Goldschmidt, na década de 2000.

Seja qual for o caminho a ser seguido, a Band só precisa tomar cuidado e preservar Catia Fonseca, para que ela siga sendo um sucesso comercial. Mas resta saber se a própria Catia tem interesse em seguir na emissora após a saída de seu marido. É possível que haja surpresas nos próximos dias. A conferir.

André Santana

21/12/2024

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});