Mais um ano chega ao fim e o TELE-VISÃO promove nova edição do Top 10 de 2024. Neste sábado, 28, e no próximo, 4 de janeiro, o blog faz um apanhado do ano na TV e duas partes: os destaques negativos e os destaques positivos. Começamos com os 10 destaques negativos de 2024 na telinha.
A lista é elaborada baseada unicamente na opinião deste jornalista e, portanto, está sujeita a injustiças e esquecimentos. A ordem em que as atrações aparecem não é importante. Vamos aos destaques negativos de 2024?
Mania de Você
Mania de Você (divulgação) |
Após o sucesso de Todas as Flores, formou-se uma grande expectativa em torno da volta de João Emanuel Carneiro ao horário nobre da Globo. Mas, quanto maior a expectativa, maior um possível tombo…
Pois foi o que aconteceu com Mania de Você. Os mocinhos pouco carismáticos e furos no roteiro da primeira fase afugentaram o público. Para recuperar a audiência, várias mudanças foram feitas, que só fizeram piorar a trama. Assim, a novela caminha para se tornar um fiasco histórico do horário.
A Grande Conquista
A Grande Conquista (reprodução) |
A Grande Conquista já havia passado despercebido em 2023. Porém, a Record insistiu no “formato original” e trouxe o reality show de volta, desta vez sob o comando de Rachel Sheherazade. E, mais uma vez, só se falou em outra coisa.
O problema é que o formato parece um BBB menos inspirado, com participantes sem graça e uma apresentadora que não disse a que veio. Felizmente, a Record aprendeu a lição e já aposentou a atração.
Domingo Record
Rachel Sheherazade no Domingo Record (divulgação) |
Mesmo com o fiasco de Rachel Sheherazade no comando do A Grande Conquista, a Record insistiu na jornalista e lhe entregou um programa dominical. Mas o Domingo Record revelou-se fraco, sem conteúdo e sem graça.
Para piorar, Rachel resolveu mandar indiretas sobre Silvio Santos justamente quando o Brasil estava em comoção pela morte do animador. Com isso, instalou-se o ranço e aumentou a rejeição à apresentadora, que não mostrou traquejo no entretenimento.
Continua depois da publicidade
Chega Mais
Chega Mais (divulgação) |
O SBT já havia tentado emplacar uma revista eletrônica com o Vem pra Cá, que não deu certo. Ainda assim, dobraram a aposta com o Chega Mais, que estreou com incríveis e intermináveis quatro horas de duração.
Desta vez, o canal acertou nos apresentadores: Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias eram bons e se mostraram entrosados. Mas as pautas da revista mais pareciam de programas do GNT. O fato é que o público do SBT não gosta de revistas eletrônicas, e isso está mais do que provado. Com isso, Chega Mais foi o primeiro dos novos programas da emissora a se despedir da grade.
É Tudo Nosso
É Tudo Nosso (divulgação) |
O SBT tentou resgatar o espírito anárquico dos primeiros anos do Pânico na TV e lançou o É Tudo Nosso, um programa de auditório caracterizado pela algazarra. A ideia era até boa, já que resgatava o calor dos auditórios clássicos. Mas, na prática, ficou devendo.
Apesar da boa intenção, faltou atrações verdadeiramente interessantes no É Tudo Nosso. O programa entrou no ar com quadros fracos, confusos e sem apelo. Foram feitos ajustes ao longo do ano, mas nada que refrescasse a situação. Com isso, É Tudo Nosso se junta ao Chega Mais na lista de programas cancelados do SBT.
A Caverna Encantada
A Caverna Encantada (divulgação) |
Após o fiasco de A Infância de Romeu e Julieta, o SBT tentou resgatar o “espírito” de Carrossel (2012), Chiquititas (2013) e Carinha de Anjo (2016), antigos sucessos de sua dramaturgia infantil, em A Caverna Encantada. Mas a mistura não deu certo.
A novela de Íris Abravanel não é ruim, pois, ao contrário de Romeu e Julieta, desta vez há uma história sendo contada. Porém, a sensação do “mais do mesmo” é inevitável. Ao que tudo indica, a fórmula das novelas infantis da emissora está esgotada.
Continua depois da publicidade
Programas de prêmios da RedeTV
Marjo Prêmios (reprodução) |
Como se não bastasse vender várias faixas de programação para igrejas, agora a RedeTV também loca espaços para programas de sorteios e prêmios. Às 18h, a emissora abriu mão do Hora da Ação para alocar uma atração do segmento.
Mas o pior foi cancelar a exibição do TV Fama às quartas-feiras - dia de sua maior audiência, diga-se - para entregar o horário a outro programa de prêmios. Ao que tudo indica, a RedeTV caminha para se tornar um cassino eletrônico.
Hora do Faro
Rodrigo Faro no Hora do Faro (reprodução) |
Já faz tempo que o Hora do Faro figura entre os piores programas do ano. Pois entra ano e sai ano, e a atração de Rodrigo Faro segue fraca e pouco atrativa. Falta investimentos e conteúdo no programa dominical.
Com mais um ano sem sair do lugar, a Record finalmente criou coragem e decidiu extinguir a atração. Hora do Faro não volta rm 2025 e Rodrigo Faro está fora da emissora no ano que vem - dizem que ele pode reforçar o cast do SBT.
Estrela da Casa
Ana Clara em Estrela da Casa (divulgação) |
A Globo teve a infeliz ideia de misturar o formato do BBB com o de um talent show musical. Com isso, criou um dos programas mais estranhos e chatos de 2024. Estrela da Casa foi um grande equívoco do canal.
Simplesmente não havia propósito na atração, afinal, a ideia era revelar um novo cantor, mas os participantes participavam de dinâmicas típicas de BBB, com provas de resistência e outras gincanas que nada tinham a ver com música. A fraca audiência mostrou que o público não embarcou na proposta confusa.
Continua depois da publicidade
MasterChef Brasil
Elenco de MasterChef Brasil (divulgação) |
Completando 10 anos no ar, o MasterChef Brasil não chega a ser uma sombra do que já foi um dia. A competição culinária que já incomodou a Globo no passado virou um programa de nicho, que fala a um público que encolhe a cada edição.
Ainda assim, a Band insiste no formato e já garantiu novas temporadas da atração em 2025. Mas, desta vez, sem Ana Paula Padrão, que já anunciou sua saída do reality show.
E para você, querido leitor? Qual os 10 destaques negativos de 2024 na TV? Deixe seu comentário! No próximo sábado, dia 4 de janeiro, tem o Top 10 de 2024 - Destaques Positivos. Até lá!
André Santana
28/12/2024
1 Comentários
Olá, tudo bem? Eu não achei ruim a segunda temporada de A Grande Conquista... Faltou o Caldeirão com Mion.... Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo 2025. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir