Chegamos ao primeiro sábado de 2025. Dia de revisitar a programação da televisão brasileira no ano que se passou e apontar os destaques positivos de 2024 na telinha, numa retrospectiva que passa a limpo o melhor da televisão.
Lembrando que a lista é realizada de acordo com a opinião deste pequeno e cabeçudo jornalista e que, portanto, está sujeita a injustiças e esquecimentos. A ordem em que aparecem não é importante. Vamos aos 10 destaques positivos de 2024?
Garota do Momento
Duda Santos em Garota do Momento (divulgação) |
Garota do Momento encerrou o ano da Globo com chave de ouro. A trama de Alessandra Poggi acertou em cheio ao ser um novelão sem vergonha de oferecer um folhetim despudorada, com uma trama deliciosamente rocambolesca.
Ao mesmo tempo, a história traz um olhar contemporâneo a temas urgentes, mostrados no contexto dos anos 1950. Tudo isso com o charme da época, sem ser nem um pouco panfletário. Ainda é cedo para classificá-la como a novela do ano, mas, se mantiver o pique, merecerá o título com todas as honras.
No Rancho Fundo
Andrea Beltrão em No Rancho Fundo (divulgação) |
A Globo foi particularmente feliz na faixa das 18h este ano. No Rancho Fundo sofreu com o mesmo problema das outras novelas de Mario Teixeira: após um início eletrizante, a trama perdeu fôlego e passou a andar em círculos.
Porém, o autor criou um universo rico e cheio de referências, o que manteve o interesse do público mesmo com a ausência de um fio condutor envolvente. Bons personagens, como a protagonista Zefa Leonel (Andrea Beltrão), seguraram a onda. O autor também acertou com o retorno de tipos de Mar do Sertão (2022), principalmente Deodora (Debora Bloch), que se revelou uma vilã bem melhor nessa nova história.
Continua depois da publicidade
Eliana
Eliana no Saia Justa (reprodução) |
A transferência de Eliana para a Globo mexeu com os bastidores televisivos como há muito tempo não se via. A estrela do SBT mudou de emissora deixando muita gente surpresa, já que ela trocou um programa consolidado com seu nome nas tardes de domingo para se tornar substituta na nova casa.
Porém, não há dúvidas de que Eliana mostrou uma nova faceta no Grupo Globo ao assumir o comando do Saia Justa, no GNT. A apresentadora se permitiu ocupar uma nova posição ao se tornar âncora de um debate feminino, conversando sobre assuntos nunca abordados em seus programas anteriores. E a aposta da Globo se revelou certeira, já que Eliana elevou a audiência e o faturamento do Saia Justa.
Acerte ou Caia
Tom Cavalcante no Acerte ou Caia (divulgação) |
Depois de muitos anos sem promover grandes estreias em sua linha de entretenimento, a Record apostou em Tom Cavalcante no comando do Acerte ou Caia. A aposta se revelou certa, já que o game é muito divertido e Tom o apresenta com competência.
Deu tão certo que Acerte ou Caia deixou de ser “sala de espera” ao Hora do Faro para se tornar o principal programa dominical da Record. A competição de Tom Cavalcante continua em 2025, ocupando a vaga de Rodrigo Faro e abrindo espaço para novos programas com o comediante.
Força de Mulher
Força de Mulher (divulgação) |
Enquanto sua dramaturgia bíblica segue cada vez mais nichada, a Record deu um sopro de vitalidade em seu horário nobre ao estrear a trama turca Força de Mulher. Uma ótima decisão, já que é bem melhor acompanhar uma trama boa, mesmo sendo importada, do que assistir à enésima reprise de Jesus (2018) ou Os Dez Mandamentos (2015).
O público da emissora correspondeu positivamente, demonstrando claramente que aprova novelas que não são inspiradas no livro sagrado. Força de Mulher é um dramalhão das antigas, que serviu como contraponto às tramas pouco inspiradas que a Globo lançou em 2024.
Continua depois da publicidade
Celso Portiolli
Celso Portiolli no Domingo Legal (divulgação) |
Ao perder Eliana para a Globo, o SBT tomou uma decisão que parecia um tiro no pé: ocupar o espaço deixado pela loira por uma versão “vitaminada” do Domingo Legal, que passou a ter nada menos que sete horas de duração.
Porém, Celso Portiolli acabou aproveitando o espaço amplo para se mostrar como o grande nome da emissora, ainda mais neste momento em que o SBT não conta mais com a presença de Silvio Santos. Portiolli transformou o Domingo Legal em seu “próprio Programa Silvio Santos”, comandando quadros que funcionaram como vários programas dentro de um programa maior. Assim, Portiolli mantém viva a tradição que começou com Silvio Santos.
Companhia Certa
Ronnie Von no Companhia Certa (divulgação) |
Num ano de poucas novidades, a RedeTV acertou ao mover Ronnie Von de suas manhãs para o horário nobre. Companhia Certa, exibido nas noites de segunda-feira, é um programa despretensioso e muito bom de se acompanhar.
O apresentador recebe ótimos convidados para conversas gostosas, que sempre terminam em meio aos drinques em seu bar. Seria mais interessante se Companhia Certa tivesse outros quadros, como nos tempos do Todo Seu, mas, ainda assim, o programa rende ótimos momentos.
Mais Você
Ana Maria Braga no Mais Você (divulgação) |
Lançado em 1999, Mais Você completou 25 anos em 2024 demonstrando que ainda tem fôlego para muitos anos mais. O matinal da Globo se tornou referência de um programa diário de variedades que está sempre se renovando, mas sem perder a essência.
Ana Maria Braga, mais à vontade do que nunca no espaço que consolidou na grade da Globo, é, sem dúvidas, a maior comunicadora da televisão brasileira em atividade. Por isso mesmo, merece todas as reverências.
Continua depois da publicidade
Lady Night
Tata Werneck no Lady Night (divulgação) |
Após o hiato de um ano, Lady Night retornou à programação do Multishow em sua melhor forma. Tata Werneck comandou excelentes entrevistas, com uma seleção de convidados de fazer inveja a qualquer apresentador ou animador.
Xuxa, Angélica, Pedro Bial, Narcisa Tamborindeguy, Ines Brasil, Marcos Caruso, Eliane Giardini, Rafael Vitti… foram excelentes conversas, com muita diversão e emoção. Tata segue com sua língua de chicote, mas se mostra uma apresentadora madura, deixando de lado ofensas gratuitas para rir de si mesma. A artista só melhora.
Patricia Abravanel
Patricia Abravanel no Programa Silvio Santos (reprodução) |
Levando adiante o programa que leva o nome de seu pai, Patricia Abravanel teve um ano desafiador ao se despedir do dono do SBT. Pois ela agarrou a missão com unhas e dentes e tem melhorado a olhos vistos o seu desempenho ancorando o Programa Silvio Santos.
Obviamente, ela não tem a mesma estrela do pai. No entanto, faz um trabalho digno e cada vez mais competente. Além disso, foi um acerto resgatar quadros clássicos, como Show de Calouros, Qual é a Música e, principalmente, Show do Milhão, que se tornou um dos grandes destaques da temporada.
E para você, internauta? Quais os destaques positivos de 2024? Deixe seu comentário.
André Santana
04/01/2025
1 Comentários
Olá, tudo bem? De uma maneira geral, concordo com sua lista. Aproveito a oportunidade para desejar um ótimo 2025. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluir