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Precursora de Beleza Fatal: novela sobre plástica da Record foi fiasco retumbante

Metamorphoses
Logotipo da novela Metamorphoses (reprodução)

Novidade da Max, Beleza Fatal vem alcançando boa repercussão junto ao público e já garantiu exibição em TV aberta, a partir de 10 de março na Band. A trama chama a atenção por ser um novelão clássico ambientado no mundo das cirurgias plásticas.

Porém, a história escrita por Raphael Montes não foi a primeira novela brasileira a ter o universo da estética como pano de fundo. Em 2004, a Record apostou todas as suas fichas em Metamorphoses, trama que chegou a exibir imagens reais de cirurgias plásticas.

Produzida pela Casablanca, Metamorphoses marcou o início de um pesado investimento da Record em programação. A emissora acreditava que exibir uma novela de temática inusitada e ousada serviria para chamar a atenção do público e, consequentemente, consolidar um novo horário de novelas brasileiras. Mas não foi isso o que aconteceu.

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A trama

Metamorphoses contava a história das irmãs Lia (Vanessa Lóes) e Circe (Ligia Cortez). Essa última era uma renomada cirurgiã plástica que é sequestrada pela máfia japonesa Yakuza para fazer um transplante de face em seu líder, além de buscar por uma joia valiosa que foi roubada durante a Revolução Russa de 1917.

Circe, então, foge para o Brasil e se envolve num acidente com Lia, que acaba morrendo. Para proteger Circe, o cirurgião Lucas (Luciano Szafir) faz um transplante de face, fazendo com que Circe fique com o rosto de Lia. Depois que Circe desperta, Lucas percebe que ela perdeu a memória e passa a chamá-la de Lia. Enquanto isso, a máfia japonesa chega ao Brasil em busca de Circe.

A trama, mais maluca que qualquer história inventada por Gloria Perez, não caiu nas graças do público e amargou baixíssimos índices de audiência. Com isso, a autora Arlette Siaretta deixou o texto e foi substituída por Letícia Dornelles, que iniciou uma nova fase, com novos personagens e situações.

Metamorphoses ganhou mais humor, perdeu o ar de thriller e até ganhou uma nova mocinha, Suellen (Jacqueline Petkovic). Mas, mesmo assim, a audiência não reagiu e a novela foi encurtada. Com 122 capítulos, a trama foi exibida entre 14 de março e 27 de agosto de 2004.

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Bastidores tumultuados

Metamorphoses fez barulho antes mesmo de entrar no ar. Inicialmente, o autor Mário Prata havia sido convidado pela diretora Tizuka Yamazaki para assinar o roteiro, e o novelista desenvolveu uma sinopse baseado na ideia original de Arlete Siaretta, uma das donas da Casablanca. No entanto, o veterano acabou deixando a produção.

“Estava no oitavo capítulo quando recebi o primeiro reescrito e vi que Arlete inseriu cenas da sinopse dela. Se o resultado fosse bom, eu ficaria quieto. Mas não era o caso…”, explicou Mario Prata ao deixar a novela, de acordo com o site Teledramaturgia.Com isso, a própria Arlete assumiu a novela, com uma equipe de seis escritores. Inicialmente, a autoria da novela foi atribuída a um pseudônimo, Charlote K.

A trama reuniu um grande elenco, encabeçado por Vanessa Loes e Luciano Szafir. Nomes como Rodrigo Lombardi, Paulo Betti, Maria Ribeiro, Joana Fomm, Gianfrancesco Guarnieri, Zezé Motta e Suely Franco participaram do folhetim. Além disso, Metamorphoses marcou a estreia de Paolla Oliveira em novelas.

O encurtamento da novela foi uma decisão da própria Record, o que pegou os atores de surpresa. Tanto que apenas os atores que participaram das duas fases da novela gravaram o desfecho, enquanto os demais personagens tiveram seus destinos revelados por uma narração. Com média geral de 3,18 pontos no Kantar Ibope Media, Metamorphoses se revelou um dos maiores fiascos da história da Record.

André Santana

14/02/2025

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1 Comentários

  1. Eu tenho nítida lembrança da Record investindo pesado na divulgação da estreia dessa novela , depois de uma fase capenga no fim dos anos 90 e começo dos anos 2000, com produções encomendadas que a própria Record nem gosta de lembrar , eles apostaram forte nessa trama. Só que o fiasco veio rapidamente. Lembro que fizeram a inusitada exibição de estreia em um domingo, e apesar de conseguir alguns nomes de peso para o elenco e até lançar gente que viria a virar sucesso (Paola Oliveira, que aliás nunca cita essa novela, faz questão de esquecer, até a fase como assistente de palco no SBT ela cita, mas essa novela não).Fora isso já foi citado pela própria Jackeline Petkovic em entrevistas que a mesma foi colocada ''de castigo'' durante essa novela, pois se recusou a fazer uma cena de agressão mais pesada.Curiosamente a mesma deixou o SBT por não aceitar ir para a dramaturgia, e acabou indo para a Record, fazer dramaturgia. Essa novela foi um dos maiores fiascos que a Record já fez, porém logo em seguida a emissora conseguiu se reerguer e começar a brigar pela audiência com o remake de A Escrava Isaura.

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