![]() |
Christina Rocha no Alô Christina (reprodução) |
Durante boa parte dos anos 1990, o SBT tentou qualificar sua programação para atrair mais anunciantes. Além de grifes como Boris Casoy e Jô Soares na grade, a emissora também produzia novelas bastante aplaudidas por público em crítica - como Éramos Seis (1994), por exemplo.
Mas, em 1997, essa grade foi colocada em xeque por Silvio Santos. Aos poucos, o núcleo de teledramaturgia foi perdendo força e o animador voltou a apostar numa TV mais, digamos, “popular”. O mais expoente desta nova fase foi Márcia, o telebarraco de Márcia Goldschmidt, realizado pelo produtor americano Albert Lewitinn.
O programa estreou em 29 de julho de 1997, nas noites de terça-feira, e atualmente pode ser revisitado no +Saudade, canal fast do +SBT. No entanto, Márcia não estava sozinha nas noites do canal de Silvio Santos, já que, àquela altura, a emissora apostou pesado em auditórios noturnos nas noites de segunda a quinta.
Continua depois da publicidade
Linha de shows
Naquele tempo, Hebe Camargo seguia com sua tradicional atração nas noites de segunda-feira. Enquanto isso, Christina Rocha comandava o Alô Christina, nas noites de quarta-feira, desde 30 de abril de 1997. Já Moacyr Franco voltava à TV após um hiato de anos à frente do Concurso de Paródias, que estreou em 31 de julho.
Assim, o SBT conseguiu criar uma linha de programas de auditório para todos os gostos. Às segundas, havia o bate-papo de Hebe. Às terças, as brigas de família com Márcia. Jà às quartas, Christina Rocha distribuía prêmios. Por fim, às quintas, Moacyr Franco promovia diversão e humor com seu Concurso de Paródias.
Entretanto, essa linha de shows não teve vida longa. No início de 1998, o SBT passou a exibir futebol nas noites de terça e quinta-feira. Com isso, Márcia passou a ser exibido às quartas-feiras, enquanto Christina Rocha e Moacyr Franco perderam seus programas.
Continua depois da publicidade
Sucesso momentâneo
O programa Márcia, aliás, teve uma trajetória curiosa na grade do SBT. A atração fez tanto sucesso que até incomodou a Globo, que chegou a tentar tirar a apresentadora do concorrente. Com isso, Márcia Goldschmidt renovou seu contrato com Silvio Santos em melhores condições e ganhou status de estrela.
Satisfeito com sua nova contratada, o dono do SBT ampliou o espaço do programa Márcia, que passou a ser exibido de segunda a sexta, na faixa das 21h. A ideia era bater de frente com Por Amor (1997), da Globo, e Ratinho Livre (1997), da Record. Porém, pouco tempo depois, o programa foi realocado para a faixa das 18h.
Mais tarde, Márcia voltou a ser semanal no horário nobre, mas não durou muito tempo. Isso porque, em agosto de 1998, entrou no ar o Programa do Ratinho, cujo formato tinha semelhanças com o telebarraco de Márcia. Deste modo, o programa chegou ao fim pouco mais de um ano depois de sua estreia.
André Santana
14/03/2025
0 Comentários