Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Globo quebra regra criada por ela mesma para manter sucesso do Vale a Pena Ver de Novo

Guilherme Fontes como Alexandre em A Viagem
Guilherme Fontes como Alexandre em A Viagem (divulgação)

A reprise de Tieta (1989) se revelou uma ótima ideia da Globo. Em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo desde dezembro, a trama estrelada por Betty Faria vem registrando bons índices de audiência nos finais de tarde da emissora. Por isso mesmo, o canal tratou de escalar outro título forte para dar sequência ao êxito.

A Viagem (1994) foi a trama escolhida para ocupar a faixa das 17h da Globo a partir de maio. Com isso, a emissora emplaca mais um clássico de sua teledramaturgia para celebrar seus 60 anos, que serão comemorados em abril.

Curiosamente, para fazer valer a reprise, a Globo quebrará uma regra que ela mesma criou. A emissora vinha evitando reapresentar tramas de temática espírita, numa tentativa de atrair o público evangélico.

Continua depois da publicidade


Reprise proibida

Em 2023, o site Notícias da TV informou que a Globo teria vetado repeteco de tramas espíritas em sua programação. A medida seria um aceno ao público evangélico, e a emissora teria se baseado numa pesquisa que aponta que o Brasil será um país de maioria evangélica dentro de poucos anos.

A Globo nunca confirmou a determinação. Entretanto, na mesma época, havia a expectativa de que A Viagem substituiria Mulheres de Areia (1993) na Edição Especial, algo que acabou não se confirmando. A emissora optou por Cheias de Charme (2012), reservando o repeteco da história de Ivani Ribeiro ao canal Viva.

Porém, vale destacar que, caso a determinação realmente tenha existido, ela caiu já há algum tempo. Afinal, a emissora optou por reprisar Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo no ano passado. A trama de Walcyr Carrasco trata de reencarnação.

Continua depois da publicidade


Regras quebradas

A Globo, aliás, vem quebrando várias regras que ela mesma criou. Quando lançou a faixa Edição Especial às 14h40, a emissora avisou que o espaço seria destinado a novelas das seis ou das sete, mais “leves” e “românticas”. Com isso, o Vale a Pena Ver de Novo seria reservado apenas às novelas das 21h.

A regra se manteve até o ano passado, quando a emissora escolheu Alma Gêmea para substituir Paraíso Tropical (2007). Agora, com A Viagem, a regra é esquecida de vez - afinal, o remake do clássico de Ivani Ribeiro foi ao ar originalmente às 19h.

André Santana

24/03/2025

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});