Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Além de Rosa dos Ventos: Quatro novelas que a Globo desistiu de produzir

Miguel Falabella
Miguel Falabella (reprodução)

A autora Gloria Perez deixou a Globo nos últimos dias. Responsável por Rosa dos Ventos, título provisório da trama que substituiria Três Graças - que, por sua vez, entra após Vale Tudo -, a novelista optou por romper seu contrato depois que a emissora solicitou mudanças na história. De acordo com a autora, uma trama sobre aborto forçado teria motivado o canal a tomar tal atitude.

Mas vale lembrar que Rosa dos Ventos não é a primeira e nem será a última novela que a Globo desistiu de produzir. Ao longo dos anos, o canal já engavetou várias novelas que chegaram a ser confirmadas, mas acabaram não saindo do papel.

Relembre outras quatro novelas que a Globo descartou:

Continua depois da publicidade


Escândalo

Após agradar com Salsa e Merengue (1996) na faixa das 19h da Globo, Miguel Falabella e Maria Carmen Barbosa logo foram escalados para escrever mais um folhetim no horário. Surgiu então Escândalo, cotada para substituir Corpo Dourado às sete em 1998.

Escândalo girava em torno de um tradicional jornal, cujo fundador morre e deixa a administração do negócio nas mãos de um filho incompetente. Depois disso, para evitar a decadência total da empresa, a linha editorial deixa de ser sóbria e passa a ser sensacionalista.

José Wilker estava cotado para viver o dono do jornal, enquanto Marília Pêra encarnaria sua irmã. Já Malu Mader era a favorita para viver uma mocinha que disputava a guarda de seu filho com a sogra. No entanto, a Globo acabou desistindo da novela sem maiores explicações, e Meu Bem Querer (1998) ocupou seu lugar.

Continua depois da publicidade


A Dança da Vida

Maria Adelaide Amaral escreveria a novela que substituiria A Padroeira no início de 2002. A Dança da Vida girava em torno de Daniel (Fabio Assunção), filho bastardo de um político corrupto que herda uma fortuna do pai. Ele formava um triângulo amoroso com Laura (Adriana Esteves), que acredita que tudo é válido para atingir seus objetivos, e Beatriz (Julia Feldens), jovem rica com problemas de autoestima.

Com direção de Denise Saraceni, A Dança da Vida já estava com sua escalação de elenco bastante avançada. Além do trio principal, estavam confirmados nomes como Paulo Vilhena, Mauro Mendonça, Vera Holtz e Lilia Cabral.

Porém, a Globo considerou a trama pesada e solicitou alterações. Depois, o canal considerou que a trama política poderia trazer problemas em ano eleitoral e optou por engavetar a novela. Assim, Coração de Estudante, de Emanoel Jacobina, foi escolhida às pressas para substituir A Padroeira e aproveitou parte do elenco já escalado para A Dança da Vida. 

Continua depois da publicidade


O País de Alice

Autora das elogiadas A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015), Lícia Manzo voltaria à faixa das 18h com O País de Alice, trama escolhida para substituir Elas por Elas (2023). A novela contaria a história de uma musicista brasileira que cresceu na Europa, mas voltaria ao Brasil para se reconectar com suas origens.

A diretora Natália Grimberg já pensava no elenco da produção quando a emissora optou por interromper o projeto. Na época, circulou a informação de que o canal considerava a trama elitista demais e precisava de uma história mais popular para reerguer a faixa das seis, em baixa por conta do insucesso de Elas por Elas.

Assim, Mário Teixeira foi escalado para voltar ao horário com uma história nos mesmos moldes de Mar do Sertão (2022), surgindo assim No Rancho Fundo (2024). Já O País de Alice foi engavetada para sempre e Lícia Manzo deixou a Globo.

Continua depois da publicidade


O Grande Golpe

Em 2021, a Globo organizava sua fila de novelas das 21h e aprovou O Grande Golpe, de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento. A trama estava cotada inicialmente para substituir Travessia, de Gloria Perez.

Porém, a trama foi sendo constantemente adiada. A história perdeu a vaga para Pantanal (2022) e, depois, Terra e Paixão (2023). Neste meio-tempo, a Globo solicitou mudanças na história no intuito de baratear sua produção.

Mas, mesmo assim, O Grande Golpe acabou definitivamente cancelada por conta de seus altos custos. A história girava em torno de um jogador de futebol internacional que iria para Arábia Saudita e depois para Paris.

André Santana

10/04/2025

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});