Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Ao cogitar volta de desenhos, SBT demonstra que não sabe que caminho seguir

Silvia Abravanel no Bom Dia & Cia
Silvia Abravanel no Bom Dia & Cia (divulgação)

Depois de decretar o fim do infantil Bom Dia & Cia, em 2022, o SBT passou a apostar em jornalismo pelas manhãs, com uma edição enorme e cansativa do Primeiro Impacto. A maratona chegou ao fim no ano passado com o lançamento do Chega Mais, mas, com o fracasso da revista eletrônica, Marcão do Povo e seus colegas voltaram a dominar as manhãs.

Entretanto, o departamento comercial do SBT segue lutando por uma nova revista eletrônica, já que o formato tem enorme potencial de faturamento. Inclusive, chegou-se a falar na volta do Vem pra Cá, e até o nome de Boninho chegou a ser especulado para tocar o novo matinal.

Porém, até agora, nada aconteceu. O Primeiro Impacto segue enorme e, ao que tudo indica, não será lançado um novo matinal - ao menos, não esse ano. Neste contexto, o jornalista Flavio Ricco, colunista do Portal Leo Dias, trouxe uma informação curiosa recentemente: de acordo com o profissional, ganha força nos bastidores da emissora a ideia de voltar a ocupar as manhãs com desenhos animados.

Continua depois da publicidade


Perdidão

O SBT foi a última emissora aberta comercial a abrir mão de desenhos animados em sua programação diária. Além disso, o canal é o único a ainda contar com um espaço cativo para este tipo de atração, que segue no ar aos sábados no Sábado Animado. A emissora, vale lembrar, sempre teve forte identificação junto ao público infantil.

Porém, vale lembrar que o Bom Dia & Cia chegou ao fim por conta de sua baixa audiência. A emissora ainda ensaiou uma retomada em 2023, durante as férias, mas a audiência não correspondeu positivamente. Enquanto isso, o Sábado Animado, que já foi líder de audiência no passado, atualmente cambaleia.

Diante de tudo isso, o plano de voltar a exibir desenhos pela manhã mais parece que o SBT não sabe pra onde correr. Afinal, o Primeiro Impacto está longe de ser um campeão de audiência e o Chega Mais foi um fiasco, o que mostra que o público da emissora não está muito interessado em jornalismo e informação nas manhãs. O que fazer numa situação como essa?

Continua depois da publicidade


Contraprogramação

O que fica claro é que o SBT costuma se dar bem quando oferece contraprogramação. Ou seja, se os concorrentes apostam em revistas eletrônicas, femininos ou jornalísticos, o SBT deveria encontrar um rumo diferente.

Desenhos já funcionaram como contraprogramação, mas, atualmente, os resultados já não são animadores. O que é uma pena, já que uma programação infantil faz falta e sempre foi um dos principais pilares do SBT.

A emissora, então, precisa partir para um projeto mais popular. O canal poderia apostar numa atração ao estilo Alô Christina ou Charme, ou seja, um programa de auditório ao vivo onde coubesse games, atrações variadas e, claro, informação. Assim, a emissora teria uma atração ao vivo e “quente”, como seus concorrentes, mas com uma embalagem mais de acordo com sua vocação mais popular. 

André Santana

11/04/2025

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Na minha opinião, o SBT deveria fazer com o Primeiro Impacto, a mesma coisa q a Band está fazendo com o Bora Brasil, transformar em uma revista eletrônica de entretenimento, só q a TV mais feliz do Brasil deveria mandar o Marcão do Povo e o Felipeh Campos embora.

    ResponderExcluir

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});