![]() |
Fernanda Montenegro e Paulo Autran em Guerra dos Sexos (divulgação) |
A partir desta quinta-feira, 24, com a exibição do Vídeo Show Especial, a Globo dá início à programação que vai comemorar seus 60 anos. A última vez que o canal fez algo parecido foi em 2005, quando exibiu uma série de especiais em horário nobre ao longo de uma semana, sempre após a novela América.
O planejamento da série de especiais começou ainda em 2004. Uma das ideias da Globo era produzir um telefilme baseado num grande sucesso de sua teledramaturgia. O texto escolhido foi Guerra dos Sexos (1983), um clássico de Silvio de Abreu estrelado por Fernanda Montenegro e Paulo Autran. A novidade foi anunciada no jornal O Estado de S. Paulo de 13 de maio de 2004.
De acordo com o jornal, a Globo pretendia produzir um telefilme com uma hora e meia de duração, com roteiro de Silvio de Abreu e direção de Jorge Fernando, a mesma dupla da novela original. A ideia era que o filme fosse exibido em abril de 2005, na semana do aniversário da Globo e, seis meses depois, o longa seria lançado nos cinemas.
Em entrevista ao jornal, Jorge Fernando se mostrava entusiasmado com a ideia de transformar Guerra dos Sexos num filme. “Gostaria de contar com muitos dos atores do elenco original”, disse. “Pretendo usar muitos dublês nas cenas de ação para poupá-los ao máximo”, completou.
Continua depois da publicidade
Mudanças
No entanto, o plano da Globo foi mudando. Em 16 de janeiro de 2005, Silvio de Abreu explicou ao Estadão que Guerra dos Sexos não seria mais um telefilme, mas sim um longa para os cinemas.
“A Globo iria produzir um telefilme para comemorar os 40 anos da emissora e ser lançado em 29 de abril, dia do aniversário da casa. Como seria uma produção para a TV, o orçamento seria mais modesto, então achamos melhor que o projeto fosse bancado pela Globo Filmes. As filmagens começam no fim do ano e vou participar da direção. Como na novela, as estrelas serão Paulo Autran e Fernanda Montenegro”, disse o novelista.
Em 25 de maio de 2005, o filme voltou a ser notícia no Estadão. O jornal informava que a Globo buscava parceria com a Fox para viabilizar a produção. Já em novembro do mesmo ano, o Estadão informava que as filmagens começariam em 2006, depois que Jorge Fernando concluísse os trabalhos da novela Alma Gêmea (2005).
"O roteiro está pronto e o Jorge Fernando irá dirigir. Por enquanto ainda estão avaliando a produção que é muito cara para os padrões do cinema nacional. Estou à espera", disse Abreu ao Estado.
Continua depois da publicidade
Remake
Mas, em 19 de outubro de 2006, o Estadão informou que o filme seguia em compasso de espera e poderia ser adiado novamente, já que a Globo cogitava um remake de Guerra dos Sexos em 2008.
Mas, em 28 de setembro de 2008, a Folha de S. Paulo informou que o remake de Guerra dos Sexos poderia não acontecer, já que a Globo o queria na faixa das 18h, e Silvio de Abreu não concordava com a ideia. "Guerra é uma novela típica das 19h, não iria emplacar às 18h, ainda mais com todas as restrições da classificação indicativa para o horário", argumentou o autor. "Acho difícil que se faça esse projeto", completou.
De fato, o remake de Guerra dos Sexos não aconteceu em 2008, mas somente em 2012. E foi um fiasco. Quanto ao filme, nunca mais se falou sobre o projeto…
André Santana
24/04/2025
0 Comentários