![]() |
Bahar (Özge Özpirinçci) em Força de Mulher (reprodução) |
No passado, uma emissora que exibia novelas estrangeiras era vista com maus olhos por parte do público e defenestrada pela crítica especializada. Dava a impressão que o canal atestava sua incapacidade de produzir algo seu e, por isso, recorria a produções baratas e, às vezes, de gosto duvidoso. Tanto que o SBT, que sempre foi a casa das novelas mexicanas exibidas no Brasil, era visto como um canal “popularesco”.
Curiosamente, isso está mudando. O sucesso que a novela turca Força de Mulher vem fazendo no horário nobre da Record dá início a um novo “boom” de tramas importadas nas noites de três das maiores emissoras abertas do país.
Na Band, a colombiana Café com Aroma de Mulher foi a escolhida para substituir Beleza Fatal no recém-inaugurado slot de novelas das 20h30. Enquanto isso, o SBT planeja substituir A Caverna Encantada por uma novela estrangeira - provavelmente mexicana. Já a Record substituirá Força de Mulher por tramas bíblicas nacionais, mas já tem uma nova novela turca na agulha, Iludida, com estreia prevista para o fim do ano.
Continua depois da publicidade
De volta ao horário nobre
Parceiro da Televisa há muitos anos, o SBT segue exibindo novelas mexicanas em sua programação, na faixa Novelas da Tarde. Entretanto, já faz uns bons anos que o canal prefere apostar neste tipo de produção na programação vespertina, deixando o horário nobre para produções brasileiras.
Em 2021, o canal criado por Silvio Santos até anunciou o lançamento de uma nova faixa de novelas mexicanas na faixa das 21h30, que foi inaugurada com a recente versão de A Usurpadora. O SBT, inclusive, chegou a escolher Se Nos Deixam como sua substituta na faixa. Mas, como a nova versão da história de Paola e Paulina não emplacou, a emissora desistiu da ideia e Se Nos Deixam foi exibida à tarde.
Os fãs de novelas mexicanas, inclusive, enxergam que o SBT desvalorizou ainda mais essas produções com a mudança na grade, que retirou as Novelas da Tarde do início do horário nobre e a alocou na faixa entre 13h e 15h, reduzindo seu espaço. Mas, se o SBT realmente vinha “rebaixando” as tramas mexicanas, o sucesso de Força de Mulher deve ter estimulado o canal a olhar com mais carinho para esses folhetins.
Tanto que o canal fará um hiato de produções brasileiras ao final de A Caverna Encantada. O plano é exibir uma novela importada na faixa das 21h enquanto se ganha tempo para escolher um novo texto para produzir no ano que vem.
Continua depois da publicidade
Streaming
Ao que tudo indica, o crescimento do streaming ajuda a explicar a mudança de status das novelas importadas. Afinal, as principais plataformas possuem catálogos robustos, com produções feitas em vários lugares do mundo.
Com isso, o espectador começa a se habituar a escolher o que ver pela temática, e não pela origem do material. O público que consome streaming já se familiarizou com produções brasileiras, estadunidenses, turcas, coreanas, espanholas, mexicanas… O que não falta são boas opções mundo afora.
A TV aberta, então, segue os passos desta tendência mundial. O que não é algo ruim, já que é bem melhor assistir uma novela importada inédita do que a enésima reprise de uma produção nacional…
André Santana
23/04/2025
0 Comentários