Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Rejeitada pela Globo, novela de Gloria Perez repete trama escrita por Janete Clair

Gloria Perez
Gloria Perez (divulgação)

Aguinaldo Silva não é o único medalhão do horário nobre da Globo a se submeter a um acordo por obra certa com a emissora. Gloria Perez também havia renovado seu acordo já nessas condições. A autora tinha um contrato por obra para escrever a trama que substituiria Vale Tudo, como ela mesma explicou em suas redes sociais.

Porém, a nova novela de Gloria Perez tinha sido adiada para depois de Três Graças, de Aguinaldo Silva, que, por sua vez, entra na vaga de Vale Tudo. Mas, após o adiamento, a história acabou engavetada, já que a Globo solicitou mudanças no enredo e Gloria optou por rescindir seu acordo com o canal.

Segundo a própria Gloria, uma trama sobre aborto teria gerado tal descompasso. Porém, a sinopse da novela da autora foi revelada por Carla Bittencourt, colunista do Portal Leo Dias, e nota-se que a trama envolvendo aborto não era bem o foco da história. Na verdade, a nova novela de Gloria Perez lembra bastante Eu Prometo (1981), última novela de Janete Clair na qual Gloria foi colaboradora - e assumiu o texto após a morte da novelista.

Continua depois da publicidade


Remake disfarçado?

Com o título provisório de Rosa dos Ventos, a novela engavetada de Gloria Perez gira em torno de Cibele, uma mulher que é enganada pelo amante Murilo, marido de uma mulher que está ascendendo na política. Ao saber que Cibele está grávida, Murilo age com violência e interrompe a gravidez, no intuito de evitar um escândalo político. Depois disso, Cibele buscaria se vingar do ex-amante.

O mote é bem parecido com Eu Prometo, última novela de Janete Clair. Exibida de 19 de setembro de 1983 a 17 de fevereiro de 1984 na faixa das 22h, a trama girava em torno de Lucas Cantomaia (Francisco Cuoco), um popular deputado e aspirante a senador moralista e que procura manter a imagem de bom pai e bom marido. Casado com Darlene (Dina Sfat), Lucas acaba se envolvendo com Keli (Renée de Vielmond) e se vê dividido entre o amor da jovem e sua aspiração política. 

Claro, a trama de Gloria Perez é bem mais densa, mas as duas histórias têm como mote a traição e um possível escândalo político a partir disso. Provavelmente, Gloria bebeu da fonte de sua “mestra” e se inspirou na história que ajudou a escrever.

Continua depois da publicidade


Trama política

De acordo com Gloria Perez, a trama do aborto teria sido o alvo do pedido de mudança da direção da Globo. No entanto, a princípio, esse entrecho parece ser facilmente “adaptável”, se fosse da vontade da autora. Haveria outras formas de Murilo agir com violência e despertar o desejo de vingança de Cibele.

Sendo assim, ao que parece, a Globo parece temer mesmo a trama política de Rosa dos Ventos. Afinal, a história seria exibida em 2026, ano de eleição para presidente. A emissora já tem um histórico de evitar tramas políticas em ano eleitoral, e deve se precaver ainda mais no ano que vem, considerando a polarização política nacional que costuma acirrar os ânimos. A Globo, claro, não quer correr o risco de desagradar lado nenhum em seu principal produto.

Vale lembrar que A Dança da Vida, de Maria Adelaide Amaral, foi descartada pela emissora por conta de uma história envolvendo política. A trama seria produzida em 2002, substituindo A Padroeira (2001), mas acabou preterida por Coração de Estudante. Anos depois, a emissora adiou A Lei do Amor (2016) - também de Maria Adelaide Amaral - pelo mesmo motivo.

André Santana

07/04/2025

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});